Diversas dúvidas surgem quando a reavaliação dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Sol cia(INSS) se aproxima. O procedimento, que acontece em diferentes momentos, convoca pessoas que recebem auxílios para checar se o direito ainda é válido ou deve ser cortado.
O objetivo é identificar irregularidades e cidadãos que não deveriam estar recebendo o benefício, geralmente o de incapacidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, etc. O público principal da vistoria são pessoas que recebem há mais tempo.
De acordo com o advogado Jean Michel Postai de Souza, o benefício é fundamental, principalmente para pessoas com baixa renda mensal. Segundo ele, ao ser chamada para este procedimento, a pessoa deve comparecer ao INSS e apresentar a documentação atualizada, como laudos médicos, remédios que toma e guardar as notas fiscais.
“Mostrar para o médico – ou o perito – que precisa seguir afastada por mais tempo, que tem o direito de continuar afastada”, explica.
Além dos documentos e comprovantes de medicação, o advogado ainda destaca a importância de estar com um atestado de especialista em mãos no dia, com a sinalização de quantos tempo a pessoa deve ficar afastada.
Se mesmo assim o médico do INSS cortar o benefício, a pessoa deve recorrer à Justiça, onde costuma ser o caminho mais rápido, com o resultado da perícia sendo publicado em poucas semanas.
Fui convocado para a revisão: o que devo fazer?
É preciso agendar uma perícia médica por um dos canais de atendimento do INSS — Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) ou pelo telefone 135.
Pelo Meu INSS, basta seguir o seguinte passo a passo:
1. Faça o login no Meu INSS.
2. Clique em “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”.
3. Escolha entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
4. Siga as orientações que aparecem na tela.
5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Fotos: Divulgação