Nossas Notícias

Chuvas voltam a afetar São Bento do Sul; doações são arrecadadas para famílias atingidas

SÃO BENTO DO SUL. As fortes chuvas na noite de domingo (4) e madrugada desta segunda-feira (5) voltaram a causar estragos pela cidade.

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Detru estão atuando para dar assistência às famílias atingidas, onde o principal problema está na Vila Schwartz, em Serra Alta, e na rua Estanislau Fuhrmann, popular “Morro do Jaraguá”, no bairro Brasília. Deslizamentos também foram registrados em diversos pontos.

O prefeito Antonio Tomazini esteve nesta manhã em alguns locais que sofreram com as fortes chuvas.

“São pontos crônicos e que com essas chuvas dos últimos dias acabaram encharcando o solo e causando estes problemas, principalmente de deslizamentos. Nossas equipes da Prefeitura estão auxiliando todas as pessoas que precisarem de atendimento, porém, em caso de urgência pedimos que liguem para o telefone 199 da nossa Defesa Civil”, comentou o prefeito.

Conforme atualização da Defesa Civil, até o momento foram contabilizados 9 deslizamentos em Serra Alta, 1 no bairro Schramm e 1 no Centenário.

“Estas foram as ocorrências que conseguimos registrar até o momento, porém estamos recebendo chamados de deslizamento para atendimentos em outros pontos e aos poucos, vamos atualizando. Também há locais alagados nos bairros Serra Alta, Centenário e Centro, nas proximidades da Gráfica JL. Estamos em parceria com a Secretaria de Obras para atender as famílias atingidas e desobstruir as vias com deslizamentos”, disse o diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec.

O secretário de Obras, Luiz Neri Pereira (Magrão), informou que o trecho entre Rio Natal e Ano Bom, via de acesso ao município de Corupá, está interditado, pois há diversos pontos de deslizamentos e os rios estão passando por cima das pontes.

“Estamos com três máquinas atuando no interior, porém, existem alguns locais que não estamos conseguindo ter acesso justamente pelos riscos de mais deslizamentos. Mesmo assim, estamos com nossas equipes em trabalho intenso para recuperar estas passagens”, disse Magrão.

Morro do Jaraguá

O trecho inicial da rua Estanislau Fuhrmann, popular “Morro do Jaraguá”, está interditado. O Detru isolou a via, pois o trecho apresenta risco após rompimento de tubulação pluvial. Na rua Augusto Wunderwald, nas proximidades da empresa Metal Maia, um eucalipto está com risco de queda e parte da rua também está interditada.

Ajude quem mais precisa

A Secretaria de Assistência Social segue distribuindo os itens de ajuda humanitária às famílias que foram afetadas pelas chuvas. As doações são feitas pelos Cras. 

A arrecadação de colchões, cobertores, roupa de cama, kits de higiene, produtos de limpeza e alimentos não-perecíveis também está sendo realizada. Quem puder doar, pode fazer a entrega na sede da Defesa Civil, que funciona no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram