A campo-alegrense Luciana Raquel Fernandes Foitte, de 47 anos, participou, dia 31 de dezembro de 2022, de mais uma edição da Corrida de São Silvestre. Ela falou a reportagem do Nossas Notícias sobre a experiência e destacou que foi sua 14° corrida, somando em sua trajetória, 13 medalhas.
Luciana ficou no geral feminino na 257° posição e, em sua categoria de 45 a 49 anos, em 42° lugar.
Mas a participação na corrida teve um gosto especial para ela, que fez a prova juntamente com seu pai, Waldemiro Fernandes, atualmente com 70 anos. E foi com ele que, aos sete anos, ela iniciou seu gosto pela corrida.
“Meu pai era sargento da PM, treinava os policiais com a corrida e eu ia junto”, lembra.
“Ele foi policial aqui mesmo em Campo Alegre. Foi também delegado aqui. Agora é aposentado como subtenente e mora em Caçador. Para a prova eu fui de avião e ele, de ônibus. Nos encontramos no hotel e daí fomos juntos na corrida. Voltei para Campo Alegre e ele voltou para Caçador ainda no dia 31”, comenta.
Sobre a preparação para a prova, Luciana explica que os treinos começam já em janeiro.
“Tenho várias corridas durante o ano. Esse ano que passou foi especial e de muita emoção, pois corri os 15 quilômetros com a bandeira da minha cidade do coração. Foi muito emocionante ouvir as pessoas gritarem ‘Vai, Campo Alegre’”, destaca a atleta, que já projeta nova participação na corrida.
“Treino corrida três vezes na semana e faço funcional. Minha alimentação é normal, não tenho nutricionista. O que aconselho para quem pretende correr é ter um professor de corrida, boa alimentação, foco nos treinos e fazer funcional. Isso tudo ajuda bastante”, detalha Luciana, cujo tempo na edição desta São Silvestre foi de 1:24:09.
“Gostaria de agradecer a prefeitura de Campo Alegre, meus apoiadores e amigos que me ajudaram”, diz.
Sobre sua participação em outros eventos, a campo-alegrense ficou com a primeira colocação na Corrida Noturna, realizada em novembro do ano passado. Ela também diz que irá participar, em abril, da Corrida do Labsca.