RIO NEGRINHO. Neste domingo (21) a massa de ar frio, de origem polar, se desloca em direção ao mar, mas ainda mantém a sensação de frio e favorece um dia com predomínio de sol a com algumas nuvens em Santa Catarina, conforme a previsão da Defesa Civil, divulgada no início da manhã de hoje.
No amanhecer ainda há chance de geada em pontos da Serra. À tarde, com a presença do sol, as temperaturas ficam amenas, com máximas que chegam aos 21°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul, 16°C no Planalto Sul e variam de 16°C a 20°C nas demais regiões.
No decorrer da noite, as temperaturas caem gradualmente. Ventos com direção leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, até 45 km/h, em localidades do Litoral Sul. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
Sábado
Abaixo, foto de Dirceu Ediberto Krainz, do amanhecer deste dia 20 no bairro Pinheirinho, em Rio Negrinho.
Neste sábado, o metrologista Peter Scheuer informou que com -7.6°C, o Vale do Caminhos da Neve registrou a menor temperatura de 2022 no sul do Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.
Como resultado de todo este frio, a completa vastidão do vale amanheceu recoberta por uma considerável camada de gelo, proporcionando uma paisagem exuberante, típica do inverno na Serra Catarinense.
Essa foi a geada de número 93 no ano de 2022, somando a 59 dias com marcas negativas nas regiões do topo da Serra.
Já o metrologista Ronaldo Coutinho apontou o registro da maior geada do ano conforme o Climaterra (-4,2°C e -12,8°C na relva), nos seguintes municípios:
-7,8 Painel/PWS
-7,6 S.Joaquim/INMET
-6,2 B.Jardim/PWS
-5,3 Urupema/Epagri -5,2 Vargem Bonita/PWS –5,1 Fraiburgo/PWS -5,0 Urubici 3,9 Florianópolis