Nossas Notícias

Relatório enfatiza tudo o que foi feito nas últimas horas de buscas por Ítalo, desaparecido em Rio Negrinho neste domingo

RIO NEGRINHO. Os bombeiros iniciam na manhã de hoje (31) mais um dia de buscas por Ítalo, de 5 anos, desaparecido da frente de sua casa na rua Helmuth Krambeck na manhã de domingo (29). Os socorristas darão ênfase às buscas subaquáticas. Policiais militares, policiais civis e a Defesa Civil do município também trabalham nas buscas pela criança. Moradores, parentes e amigos, além de um equipe da APAE acompanham a família e auxiliam nos trabalhos.

Ítalo é aluno do programa de Estimulação Precoce da APAE e as buscas por ele tem se concentrado no rio que passa na frente e nos fundos da casa onde mora com a família, porque um chinelo que seria usado por ele foi encontrado às margens do rio já no domingo.  

No início da manhã de hoje (31), os bombeiros divulgaram um relatório com tudo o que foi feito nas últimas horas de buscas pela criança. 

No domingo a tarde, eles montaram um Posto de Comando em frente a uma casa vizinha da família e na segunda-feira (30), iniciaram os trabalhos de busca às 06h51. 

Conforme os socorristas, foram empenhadas equipes para a busca terrestre nas áreas de mata próximas ao local, partindo das margens do rio Negrinho, e aumentando o raio do perímetro a cada varredura. 

Também  foram empregadas duas equipes com embarcações, para buscas aquáticas superficiais desde um represamento que havia no leito do rio a uma distância aproximada de 500 metros do local indicado como sendo o do provável desaparecimento. 

As atividades subaquáticas de mergulho começaram com varreduras, com apoio de um auxiliar na margem do rio, partindo do ponto onde foram encerradas as buscas no dia anterior. 

Foi recebido reforço de mais um mergulhador do Comando dos Bombeiros de São Bento do Sul, que passou a revezar com o primeiro nas buscas subaquáticas. O trabalho foi ainda reforçado com mais uma equipe de busca dos bombeiros Porto União, composta por mais dois mergulhadores e um operador de drone. 

Por volta das 13h, mais um apoio de um binômio composto pelo cabo Canever e seu cão Léia, de Porto União, também começou a realizar buscas no local, com o descarte de áreas já vistoriadas. 

Ainda esteve no local o Capitão Marcos Colla, de Porto União , que passou a comandar as operações.

Foram cobertas na busca terrestre uma área aproximada de 122.000 m², abrangendo ambas margens do rio, além de imóveis em uso e imóveis abandonados nos locais próximos.

As buscas aquáticas foram prejudicadas em parte devido às chuvas que ocorreram na noite de domingo e que acabaram elevando o nível da água e consequentemente a velocidade da correnteza, dificultando ainda mais os trabalhos que se desenrolaram em uma extensão de aproximadamente 235m do rio, sem nenhum vestígio da criança sendo encontrado.

Foi ainda conversado com moradores e populares, bem como feita uma verificação de imagens da única câmera de vigilância instalada em uma residência da rua, que registrou todas as movimentações na entrada da via (que é sem saída), desde a última vez em que Ítalo foi visto até o início das buscas. Um investigador da Polícia Civil e um policial militar acompanharam a verificação das imagens e nenhum indício ou suspeita foi constatada. 

As buscas foram mantidas por todo o dia até o início da noite, mas sem êxito. Ao final da tarde foram reunidas as equipes de buscas e realizado um breefing com o comando da operação. 

Todas as buscas nas áreas de matas realizadas no domingo foram refeitas, sendo ampliada as áreas até o limite dos trilhos do trem por equipes de busca terrestre e pelo binômio,que também acabou descartando todas essas áreas. 

Todo perímetro do rio próximo à casa de Ítalo foi verificado, sendo realizadas buscas aquáticas tanto de superfície, com duas embarcações subaquáticas com quatro mergulhadores. Os trabalhos foram suspensos durante a noite, mantendo-se  uma equipe no posto de comando no local durante a madrugada, até a manhã de hoje (31).

Apoiaram os trabalhos dos bombeiros militares e comunitários de Rio Negrinho, o Cap BM Colla, Oficial Supervisor ao 9ºBBM; além de uma equipe de busca da 3ª/9°BBM de Porto União composta pelo o 1º sargento Gatto, 3º sargento Joel Pedro, 3º sargento Jefferson, cabo Canever (com a cachorra Léia) e o bombeiro comunitário Paulo. Também auxiliaram o cabo Jonathan, da 4ª/9ºBBM de Mafra e a soldado Flávia, mergulhadora da 2ª/9ºBBM de São Bento do Sul.

LEIA TAMBÉM:

Ítalo não foi encontrado na ponte do Gibaco, garantem bombeiros. Ainda não há nenhuma informação sobre o caso
Bombeiros continuarão no posto de comando da Helmuth Krambeck durante a madrugada de hoje

VÍDEO. Mãe de Ítalo com a palavra. Assista no Facebook ou no Instagram.

LIVE com novas informações com o sub-tenente De Lima e capitão Colla, que comandam os trabalhos dos bombeiros na tarde de hoje. Assista no Facebook ou no Instagram.

Imagens de câmeras da rua onde Ítalo mora em Rio Negrinho estão sendo analisadas detalhadamente
Bombeiros continuam buscas pelo menino Ítalo em Rio Negrinho
Bombeiros decidem retomar buscas pelo menino Ítalo na noite de hoje
“Pedimos a colaboração de vizinhos que tem câmeras de segurança”, destacam integrantes de grupo que acompanha a mãe do menino desaparecido hoje em Rio Negrinho
Polícia Civil investiga desaparecimento do menino Ítalo em Rio Negrinho
Bombeiros que estavam de folga também foram trabalhar nas buscas por Ítalo hoje em Rio Negrinho
Bombeiros retornarão buscas por Ítalo na manhã desta segunda-feira
[Atualização] Buscas, últimas imagens, ponto de comando e corrente de oração por Ítalo, menino desaparecido hoje em Rio Negrinho
[Com vídeo] Continuam as buscas por criança desaparecida em Rio Negrinho
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram