O canal de atendimento online da Justiça Eleitoral catarinense está de cara nova. Por meio dele, a eleitora ou eleitor pode requerer diversos serviços junto aos cartórios eleitorais, sem sair de casa. Tudo é feito de forma gratuita e está disponível a qualquer pessoa, sem a necessidade de intermediação de terceiros.
Logo na página inicial do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na internet, está localizado o banner Atendimento Online (título de eleitor, certidões e outros serviços), entre os destaques principais do portal.
Ao acessá-lo, são oferecidas oito opções ao usuário: pedir, transferir ou regularizar o título; obter uma certidão eleitoral; acompanhar o pedido; pagar ou consultar multa eleitoral; justificar a ausência na eleição; baixar o e-Título; consultar outros serviços e falar com a Justiça Eleitoral. Cada comando remete a uma nova página contendo mais ferramentas e informações sobre o assunto escolhido.
“A proposta de atualização foi tornar a página de atendimento mais amigável e intuitiva, focando na solução dos problemas a partir da perspectiva do usuário. Por isso os serviços eleitorais foram reescritos em primeira pessoa, começando com ‘eu quero’. Outra facilidade foi disponibilizar o serviço no próprio link do título ou logo na primeira linha do texto”, explicou o chefe da Seção de Orientação do Cadastro Eleitoral (SOCE), Carlos Gerber.
Segundo ele, a necessidade de revisão foi detectada nas ligações recebidas pelo Disque Eleitor e nas manifestações dirigidas à Ouvidoria do TRE-SC. Um levantamento revelou que mais de 90% das ligações atendidas via 0800 eram sobre como acessar e preencher os formulários de atendimento.
“Por isso as duas unidades da Corregedoria responsáveis pelos serviços – SOCE e Assessoria Executiva – trabalharam em conjunto na reformulação da página de serviços eleitorais”, complementou.
Na parte escrita, foram utilizadas linguagens cidadã e inclusiva para evitar o uso de expressões que dificultem a compreensão do público externo, além de atender ao previsto na Resolução CNJ n. 376/2021.
Os conteúdos serão atualizados sempre que houver demandas do calendário eleitoral e do público externo.
O atendimento online também pode ser requerido clicando na aba Eleitor e eleições, na parte superior do portal do TRE-SC.
E em caso de dificuldades, basta entrar em contato com o Disque Eleitor através do número 0800 647 3888. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
É possível, ainda, falar diretamente com um cartório eleitoral via WhatsApp ou e-mail a qualquer hora, mas as respostas serão dadas durante o respectivo horário de expediente. Confira a lista de contatos dos cartórios eleitorais do estado.