RIO NEGRINHO. A UnC Rio Negrinho inaugurou na noite desta segunda-feira (12) o Núcleo de Práticas Jurídicas. A cerimônia aconteceu nas próprias dependências do Núcleo, que fica no prédio da universidade e reuniu direção, professores, acadêmicos, diretores; a reitora da universidade, Solange Sprandel da Silva, o prefeito Júlio Ronconi e o Secretário de Desenvolvimento Leandro Liberato dos Santos.
No local, que conta com cinco salas, os acadêmicos de Direito, sob supervisão e acompanhamento dos professores, prestarão atendimento jurídico gratuito nas áreas cível, do consumidor e da família, conforme explicou a professora Amanda Beckers, coordenadora do curso.
Continua depois do anúncio
Ela enfatizou que o objetivo do Núcleo é contribuir com a comunidade, atendendo as pessoas que não podem pagar por um advogado particular e ao mesmo tempo possibilitar que os acadêmicos vivenciem o Direito na prática, já os preparando para o dia a dia da profissão.
A coordenadora explicou também que no total 29 acadêmicos prestarão os serviços no período da tarde e que além da orientação dela eles serão acompanhados por um professor responsável que vai acompanhar integralmente as atividades dos alunos.
“Eles não ficam sozinhos em nenhuma das fases dos atendimentos e e também apoio dos professores do curso,que vão cuidar dos processos junto ao Fórum Cível e judiciário local, uma vez que sempre que necessárias serão realizadas ações judiciais”.
COMO SERÃO OS ATENDIMENTOS
Continua depois do anúncio
Os atendimentos acontecerão a partir da próxima segunda-feira (19) e serão realizados sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h30 às 17h.
Os interessados devem se dirigir à universidade e primeiramente preencher um cadastro socioeconômico junto aos acadêmicos.
O documento, segundo a coordenadora do curso, será encaminhado à uma assistente social, que avaliará se o (a) candidato (a) está de acordo com o perfil do público a ser atendido.
“Como disse, nosso objetivo é atender quem realmente não tem condições de contratar um advogado. Nossa ideia de forma alguma é concorrer com a advocacia local”, reiterou.
AUTORIDADES FALAM COM ORGULHO SOBRE O NOVO SERVIÇO
Continua depois do anúncio
Durante a solenidade de inauguração, a reitora Solange Sprandel da Silva enfatizou o caráter filantrópico da UnC e destacou que a universidade, no último quadrimestre atendeu 84 mil pessoas nas mais diversas áreas profissionais.
Ela ainda frisou a importância da UnC em Rio Negrinho e lembrou que além dos atendimentos jurídicos gratuitos que vão começar, a universidade também já realiza atendimentos gratuitos nas áreas de psicologia.
“São duas recentes conquistas para Rio Negrinho, dentre os tantos serviços relevantes que a UnC vem prestando à cidade ao longo dos anos”.
O prefeito Júlio Ronconi, que é advogado por profissão, contou que quando acadêmico também participou de um NPJ.
“É no Núcleo que aprendemos como podemos no dia a dia a fazer da lei, justiça e onde aprendemos que em muitos casos na prática a teoria é outra. Sem dúvida, é um grande aprendizado “, falou.
Anúncios
]]>