BRASIL. A Justiça Eleitoral criou, em parceria com o WhatsApp, há dois anos, o assistente virtual que nas eleições municipais esclarecia as dúvidas sobre o processo eleitoral, para proporcionar à eleitora e ao eleitor o acesso a informações relevantes no pleito de 2020.
Mas a inovação para as eleições gerais deste ano, lançada no dia 4 de agosto, é que na recente versão do “Tira-Dúvidas”, o robô virtual, permitirá mais interação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também por intermédio desse canal.
Com as novas funcionalidades, o assistente virtual torna-se um aliado fundamental no combate à desinformação e às fake news, que aumentam bastante no período eleitoral, bem como uma ferramenta que aproxima a Justiça Eleitoral dos cidadãos, na medida em que é mais fácil e rápido para as eleitoras e os eleitores esclarecerem suas dúvidas a respeito do pleito em tempo real.
O referido assistente virtual conta com um menu de dezesseis tópicos, com temas fundamentais para os votantes que vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o título, as principais datas do calendário eleitoral de 2022 até como verificar o local de votação. Ademais, a ferramenta possui respostas às perguntas mais frequentes que chegam à Justiça Eleitoral. E, com a proximidade do pleito, novos assuntos e funcionalidades podem ser incorporados ao mencionado menu.
Há no assistente virtual, ainda, um serviço denominado “Fato ou Boato?”, voltado ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro. Dessa forma, o referido tópico permite ao usuário o acesso a determinados conteúdos já desmentidos por agências de checagem consagradas como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.
Nesse sentido, ao se cadastrar, a eleitora ou o eleitor pode optar por receber com agilidade, direto no telefone, mensagens sobre desinformação que prejudiquem as eleições e compartilhar com seus amigos e familiares. Portanto, só passa para frente fake news quem não conhece a ferramenta.
Quem deseja se manter bem informado para votar com consciência, deve acessar a câmera do seu celular e apontar para o código QR na imagem abaixo, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Para tirar dúvidas, a Justiça Eleitoral também disponibiliza o número 0800 647 3888 e o E-título nas plataformas Android e IOS, em que o download pode ser feito no Google Play e na AppStore.