SÃO BENTO DO SUL. A prefeitura informou hoje (11), que no sábado (09), fiscais do município, com o apoio da Polícia Militar, realizaram operação na área central do município a fim de coibir a atuação de vendedores ambulantes não licenciados. A ação foi desencadeada a partir de denúncias da população à Ouvidoria do Município, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e comerciantes.
Durante a ação, alguns vendedores ambulantes foram abordados e como seus produtos não possuíam notas fiscais, foram recolhidos pela fiscalização. Além disso, eles não possuíam licença da Prefeitura para atuar no município, como exige o Código de Posturas. Todos os itens recolhidos estão à disposição dos próprios vendedores, desde que apresentem as notas fiscais de origem dos produtos.
Todos os ambulantes fiscalizados são de fora de São Bento do Sul. Além da falta de comprovação da origem dos produtos sendo oferecidos à população, eles prejudicam o comércio estabelecido, o qual paga impostos, muitos arcam com aluguéis, geram empregos e atuam no desenvolvimento do município.
Para o presidente da CDL, Rafael Celeski, a ação dos fiscais simboliza um sonho realizado da classe lojista de São Bento do Sul, pois há muito era solicitada uma fiscalização mais intensa sobre os ambulantes, a fim de preservar o comércio local.