RIO NEGRINHO. Mais de 350 pessoas participaram hoje (05) da 1ª Caminhada Internacional Caminhos do Serro Azul. Além da atividade em si, o público realizou preparação física e pôde tomar café rural e saborear um almoço especial.
O evento foi trazido para a cidade por iniciativa das ongs Anda Brasil, de caminhadas na natureza e IVV, de caminhadas internacionais e foi realizado em parceria com o Núcleo de Turismo da Acirne, Associação do Serro Azul, Epagri, Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, Circuito das Araucárias, Recanto Cabana da Mata, Grupo Amigos da Dona Chica e muitos outros voluntários.
A caminhada se chama internacional porque o trajeto, com todos os seus detalhes, é divulgado para caminhantes de diferentes lugares do mundo, que estão cadastrados na plataforma da Anda Brasil.
De acordo com Casciane Antunes, presidente da Acirne, 351 pessoas se inscreveram previamente e outras ainda realizaram a inscrição na hora. O número exato de participantes, segundo ela, ainda será apurado pela organização, a partir do sistema de controle cedido pela Anda Brasil.
Ela destacou a participação de pessoas de vários estados do país e também da própria comunidade rio-negrinhense.
“Recebemos grupos de caminhantes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e outros estados. Vieram vans de Mandirituba, Curitiba e outras cidades. Foi muito bacana a gente ver a surpresa e a alegria do pessoal de vir caminhar aqui. Só houve elogios à nossa região!”.
“Teve também muito feedback de pessoas que passaram pela represa e não conheciam, que disseram que só ouviam falar mas não sabiam que era tão bonito!”.
Outro fator de destaque para ela foi a participação de mais de mais de 100 pessoas de Rio Negrinho.
“Foi realmente muito gratificante mobilizar Rio Negrinho! Uma alegria ver Rio Negrinho abraçando a causa, indo prestigiar a comunidade do Serro Azul, as belezas e a comunidade de lá, que fez uma recepção excelente, com tudo muito caprichado”.
Para ela, a estrutura trazida pela Anda Brasil e pela IVV foram fundamentais para a realização da caminhada.
“O sistema deles é muito organizado! Graças a eles tivemos todo um controle, que incluiu muitos detalhes e contatos com os participantes bem como o controle por conta da pandemia, que exigiu inclusive o controle de vacina. As inscrições pelo site facilitaram muito, da mesma forma que a localização, que todos os participantes receberam também pela internet”.
AGRADECIMENTOS, CONJUNTO DE ESFORÇOS E PRÓXIMA EDIÇÃO
A presidente finalizou agradecendo a todos os que trabalharam voluntariamente para o sucesso da primeira edição do evento.
“Só temos a agradecer à dona Elza, voluntária da Anda Brasil, que apresentou essa proposta para Rio Negrinho. À IVV, à comunidade do Serro Azul e à associação, em nome da Bruna Ruckl. Um agradecimento enorme à todos os moradores do Serro Azul, que cozinharam e ajudaram na identificação dos participantes. Aos professores que foram voluntários no seu dia de descanso… Foi um engajamento muito grande! Também queremos agradecer à vereadora Alessandra, que abraçou a causa e engajou muita gente; ao Neilor da Cabana Casa da Mata, que foi um ponto de apoio. Ele abriu suas terras para a gente passar e não cobrou nada, assim como fizeram outros moradores também. Nossa gratidão à Epagri, Secretaria de Agricultura, Acirne, Secretaria de Desenvolvimento Econômico; ao Felipe Szabunia, que fez toda a parte de som, gratuitamente. Tivemos muitos parceiros e o maior orgulho é sentir que Rio Negrinho tem realmente espaço para isso, que abraça a causa e é só a gente fazer acontecer. Tudo o que aconteceu hoje só reforça o desejo que já tínhamos de fazer outras edições do evento, o que vai acontecer, com vários diferenciais!”.
- Com fotos de Marilis Velasques e Casciane Antunes