Nossas Notícias

Mais de 350 participam de caminhada internacional no interior de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Mais de 350 pessoas participaram hoje (05) da 1ª Caminhada Internacional Caminhos do Serro Azul. Além da atividade em si, o público realizou preparação física e pôde tomar café rural e saborear um almoço especial.

O evento foi trazido para a cidade por iniciativa das ongs Anda Brasil, de caminhadas na natureza e IVV, de caminhadas internacionais e foi realizado em parceria com o Núcleo de Turismo da Acirne, Associação do Serro Azul, Epagri, Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, Circuito das Araucárias, Recanto Cabana da Mata, Grupo Amigos da Dona Chica e muitos outros voluntários.

A caminhada se chama internacional porque o trajeto, com todos os seus detalhes, é divulgado para caminhantes de diferentes lugares do mundo, que estão cadastrados na plataforma da Anda Brasil.

De acordo com Casciane Antunes, presidente da Acirne, 351 pessoas se inscreveram previamente e outras ainda realizaram a inscrição na hora. O número exato de participantes, segundo ela, ainda será apurado pela organização, a partir do sistema de controle cedido pela Anda Brasil.

Ela destacou a participação de pessoas de vários estados do país e também da própria comunidade rio-negrinhense.

“Recebemos grupos de caminhantes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e outros estados. Vieram vans de Mandirituba, Curitiba e outras cidades. Foi muito bacana a gente ver a surpresa e a alegria do pessoal de vir caminhar aqui. Só houve elogios à nossa região!”.

“Teve também muito feedback de pessoas que passaram pela represa e não conheciam, que disseram que só ouviam falar mas não sabiam que era tão bonito!”.

Outro fator de destaque para ela foi a participação de mais de mais de 100 pessoas de Rio Negrinho.

“Foi realmente muito gratificante mobilizar Rio Negrinho! Uma alegria ver Rio Negrinho abraçando a causa, indo prestigiar a comunidade do Serro Azul, as belezas e a comunidade de lá, que fez uma recepção excelente, com tudo muito caprichado”.

Para ela, a estrutura trazida pela Anda Brasil e pela IVV foram fundamentais para a realização da caminhada.

“O sistema deles é muito organizado! Graças a eles tivemos todo um controle, que incluiu muitos detalhes e contatos com os participantes bem como o controle por conta da pandemia, que exigiu inclusive o controle de vacina. As inscrições pelo site facilitaram muito, da mesma forma que a localização, que todos os participantes receberam também pela internet”.

AGRADECIMENTOS, CONJUNTO DE ESFORÇOS E PRÓXIMA EDIÇÃO

A presidente finalizou agradecendo a todos os que trabalharam voluntariamente para o sucesso da primeira edição do evento.

“Só temos a agradecer à dona Elza, voluntária da Anda Brasil, que apresentou essa proposta para Rio Negrinho. À IVV, à comunidade do Serro Azul e à associação, em nome da Bruna Ruckl. Um agradecimento enorme à todos os moradores do Serro Azul, que cozinharam e ajudaram na identificação dos participantes. Aos professores que foram voluntários no seu dia de descanso… Foi um engajamento muito grande! Também queremos agradecer à vereadora Alessandra, que abraçou a causa e engajou muita gente; ao Neilor da Cabana Casa da Mata, que foi um ponto de apoio. Ele abriu suas terras para a gente passar e não cobrou nada, assim como fizeram outros moradores também. Nossa gratidão à Epagri, Secretaria de Agricultura, Acirne, Secretaria de Desenvolvimento Econômico; ao Felipe Szabunia, que fez toda a parte de som, gratuitamente. Tivemos muitos parceiros e o maior orgulho é sentir que Rio Negrinho tem realmente espaço para isso, que abraça a causa e é só a gente fazer acontecer. Tudo o que aconteceu hoje só reforça o desejo que já tínhamos de fazer outras edições do evento, o que vai acontecer, com vários diferenciais!”.

  • Com fotos de Marilis Velasques e Casciane Antunes

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram