Kelen Sbolli é adestradora profissional de cães. Proprietária da Vita Canis, atende em Curitiba (PR) e em Rio Negrinho (SC). Escreve para o Nossas Notícias todos os domingos. Contatos com a colunista podem ser feitos pelo zsbolli@yahoo.com.br ou pelo fone/whats (41) 9.99972754. *************************************** Nesta semana continuaremos com o processo de entendimento do aprendizado do cão. Condicionamento Clássico O Condicionamento Clássico foi estudado há 100 anos pelo médico russo Ivan Pavlov e é a associação entre dois eventos, coisas ou situações. Os cachorros salivam só quando vêem comida? Em seus estudos, Pavlov queria saber como as funções digestivas dos cães se comportavam ao serem estimulados. Ou seja, ele queria entender como os reflexos condicionados eram adquiridos. Quando um cachorro, ou mesmo uma pessoa, vê sua comida tem o reflexo natural de salivar pois seu sistema digestivo começa a funcionar. Pavlov então colocou outro elemento. Ele mostrou que o cachorro podia salivar, sem que houvesse alguma comida por perto, apenas pela ação de outro estímulo. Ele fez o seguinte: toda vez que os cachorros eram alimentados, uma campainha era tocada. Depois de fazer isso várias vezes os cachorros começaram a associar a campainha à comida. Chegavam a salivar só de ouvir o som, mesmo que o prato estivesse vazio. A comida, por si só faz os cachorros salivarem naturalmente, portanto é um estímulo não condicionado, é instintivo por assim dizer. Por outro lado, uma campainha tocando não faz com que os cães salivem, sendo necessário condicioná-los para que associem o som ao ato de serem alimentados. Assim, a campainha é um estímulo condicionado. A nova reação do cão é um reflexo ao estímulo e é uma resposta condicionada. Isso não quer dizer que o cachorro vai ficar salivando para sempre ao ouvir uma campainha. Se ele se acostumar de novo a ouvir o som sem ver a comida por perto, não irá salivar mais. Acabará o reflexo ao qual foi condicionado. Todos nós temos cães condicionados Todos nós temos cães condicionados de maneira clássica em alguma coisa. Por exemplo, quando pegamos o peitoral e a guia, o cão normalmente já associa a um passeio e começar a ficar frenético na maioria das vezes e se cada vez que pegarmos a guia falarmos a palavra “passear”, depois de algumas repetições, quando falarmos “passear” o cão entrará em excitação. Condicionamento Operante O conceito de Condicionamento operante foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Enquanto Pavlov estudava uma reação refletiva a um estímulo condicionado, Skinner interessou-se em criar uma reação de comportamento específico a um estímulo através da introdução de um reforço. Vamos ao exemplo que ele utilizou. O experimento realizado é conhecido como “caixa de Skinner” onde era colocado um rato sem água ou alimento. Dentro da caixa o comportamento natural do rato era explorar aquele ambiente e a medida que andava aleatoriamente se aproximava de uma barrinha perto da parede. Neste instante Skinner introduzia uma gota d´água na caixa através de um mecanismo e o rato a bebia. As próximas gotas eram apresentadas quando o rato se aproximava um pouco mais da barra. A seguir só quando o rato encostava o nariz na barra e depois só as patas e assim por diante até que o rato estava pressionando a barra dezenas de vezes para saciar completamente sua sede. Skinner passou a chamar essa abordagem de condicionamento operante já que o comportamento do animal operava no ambiente (pressionar a alavanca) como uma resposta ao resultado esperado (obter a água). Ele demonstrou que tanto os animais quanto as pessoas manteriam certos comportamentos se recebessem uma recompensa (reforço) assim como parariam esse comportamento se fossem punidos. Exemplo prático que acontece no adestramento Um exemplo prático é o que acontece no adestramento. Quando ensinamos um cão a sentar e lhe damos uma recompensa estamos reforçando esse comportamento de sentar por um estímulo (ganhar a recompensa). Um reforço tanto pode ser uma recompensa quanto uma punição. Agora a coisa está ficando mais interessante para o adestramento de cães. Senão, vejamos: Tanto o reforço quanto a punição pode ser positivo ou negativo. Uma recompensa é qualquer coisa que aumente a freqüência de uma ação. Já uma punição é qualquer coisa que diminua a frequência de algo que não queremos que o cão faça. Ok. Reforço e punição estão explicados, mas onde entra o positivo e o negativo nisso? Positivo é quando estamos adicionando alguma coisa e negativo é quando estamos retirando alguma coisa. Resumindo, ficaria assim:
- Quando algo bom começa é Reforço Positivo
- Quando algo ruim termina é Reforço Negativo