BRASIL. O empresário Luciano Hang se manifestou contra a PEC que propõe o fim da jornada 6×1, por meio de uma nota divulgada na manhã desta quinta-feira, 14. Para Hang, os parlamentares estão criando uma “polêmica onde não precisa” e desviarem o foco de problemas já existentes, como a busca por uma vida melhor, mais segurança, saúde e educação.
Em sua visão, os trabalhadores não desejam necessariamente menos horas de trabalho, mas sim condições melhores de vida. Hang relatou um comentário de uma funcionária, que preferiu trabalhar aos domingos a perder o emprego na segunda-feira, como reflexo da busca por segurança financeira e estabilidade no emprego.
Ele também destacou que a possível mudança na jornada de trabalho resultaria em um custo adicional de 70%, afetando tanto as empresas quanto os consumidores, que veriam os preços mais altos.
Argumenta que essa mudança não é viável sem reduzir os salários, o que geraria ainda mais desafios para o mercado e a economia.
”Se nós, na Havan, trabalhamos com 6×1, para eu fazer uma jornada 4×3 precisaria colocar outro turno. Mas, com isso, surge um novo problema, porque hoje o mercado não conta com mão-de-obra disponível. Com 6% de desemprego, muito dessa falta de colaborador é impactada por problemas das ajudas governamentais, em as pessoas não querem mais trabalhar com carteira assinada.” destacou Luciano Hang.
Além disso, o empresário criticou as políticas governamentais de ajuda ao desemprego, apontando que isso tem levado muitas pessoas a evitarem empregos formais. Ele comparou a situação com a de outros países, como os Estados Unidos, sugerindo que a solução para os problemas do Brasil não está em medidas populistas, mas em estabilidade, qualificação profissional e maior produtividade.
Por fim, concluiu que, ao invés de soluções simplistas, como aumentar o salário mínimo, seria necessário buscar medidas que garantam o desenvolvimento de todos, com foco na educação e qualificação do trabalhador.