RIO NEGRINHO. Um grupo de 80 voluntários dedicou cerca de três horas da manhã de hoje para fazer uma ação desafiadora. Por volta das 07h eles começaram a chegar às Estação de Captação do Samae no bairro Alegre de onde saíram para um mutirão de limpeza em vários pontos do rio Negrinho.
A ação já faz parte do calendário dos Núcleos de Meio Ambiente e do de Combate às Enchentes, grupos que integram a Acirne. O trabalho contou com o apoio de pessoas da comunidade, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura de Rio Negrinho, Samae, Comitê Rio Canoinhas e afluentes do Rio Negro, Hera Sul, Rio Vivo, Valor Florestal, Cahdam, Thorbat Baterias e Grupo Escoteiro Arnaldo Almeida de Oliveira.
Continua depois do anúncio
Para o coordenador do Núcleo de Meio Ambiente, Edson Peschel, os resultados da ação foram positivos apesar de, conforme ele, neste ano, o número de voluntários ter sido menor.
“Creio que em função de outros compromissos dos voluntários, bem como uma divulgação muito próxima da data do evento, o grupo desta vez tenha sido menor. Em outras edições chegou-se a ter 100 voluntários mas o importante é que mesmo assim a limpeza do rio foi um sucesso. Todos os participantes trabalharam com muita disposição e o espírito de equipe contou muito”.
Peschel explicou que a quantidade de resíduos coletados foi de 1700 kg e frisou que os resíduos tem destino ao aterro industrial da empresa Hera Sul, parceira do evento, que destinará o material corretamente, sem agredir o meio ambiente.
Continua depois do anúncio
Dentre o lixo encontrado pelos voluntários no rio estão desde sacolas plásticas e garrafas pet até poltrona, capacete, fraldas e vasos sanitários.
VIZINHOS SOLIDÁRIOS
Além dos voluntários de Rio Negrinho a limpeza do rio Negrinho contou com a participação de um casal que mora na vizinha São Bento do Sul.
Eles são Isabel Menezes e Thiago Paul. Em conversa com a reportagem do Nossas Notícias na manhã de hoje eles contaram como e porque resolveram vir até Rio Negrinho ajudar a limpar as margens do rio.
“Fiquei sabendo da limpeza através da rede social da prefeitura, que era uma repostagem de André, um dos voluntários da ação. Conversei com o André pela internet e trouxe o Thiago junto”, relatou Isabel.
Continua depois do anúncio
Ela é engenheira ambiental sanitarista e como tal,já participou de várias ações em prol do meio ambiente. Já Thiago,que é engenheiro civil,contou que nunca havia participado de uma ação como essa. De qualquer forma o casal concordou na avaliação da atividade.
“Nós recolhemos o lixo jogado às margens do rio. Achamos muito legal, poder contribuir com a comunidade. Afinal, cada um tem que fazer a sua parte. Entendemos que é preciso dar, mesmo que pequena, a nossa contribuição para o meio ambiente”, destacaram.
Confira alguns cliques da atividade:
Continua depois do anúncio
Continua depois do anúncio
Continua depois do anúncio
Continua depois do anúncio
]]>