Nossas Notícias

Vaso sanitário, poltrona, gaiola, pets e vários outros resíduos são recolhidos do rio Negrinho hoje

RIO NEGRINHO. Um grupo de 80 voluntários dedicou cerca de três horas da manhã de hoje para fazer uma ação desafiadora. Por volta das 07h eles começaram a chegar às Estação de Captação do Samae no bairro Alegre de onde saíram para um mutirão de limpeza em vários pontos do rio Negrinho. A ação já faz parte do calendário dos Núcleos de Meio Ambiente e do de Combate às Enchentes, grupos que integram a Acirne. O trabalho contou com o apoio de pessoas da comunidade, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura de Rio Negrinho, Samae, Comitê Rio Canoinhas e afluentes do Rio Negro, Hera Sul, Rio Vivo, Valor Florestal, Cahdam, Thorbat Baterias e Grupo Escoteiro Arnaldo Almeida de Oliveira.

Continua depois do anúncio 
Para o coordenador do Núcleo de Meio Ambiente, Edson Peschel, os resultados da ação foram positivos apesar de, conforme ele, neste ano, o número de voluntários ter sido menor. “Creio que em função de outros compromissos dos voluntários, bem como uma divulgação muito próxima da data do evento, o grupo desta vez tenha sido menor. Em outras edições chegou-se a ter 100 voluntários mas o importante é que mesmo assim a limpeza do rio foi um sucesso. Todos os participantes trabalharam com muita disposição e o espírito de equipe contou muito”.  Peschel explicou que a quantidade de resíduos coletados foi de 1700 kg e frisou que os resíduos tem destino ao aterro industrial da empresa Hera Sul, parceira do evento, que destinará o material corretamente, sem agredir o meio ambiente.
Continua depois do anúncio
Dentre o lixo encontrado pelos voluntários no rio estão desde sacolas plásticas e garrafas pet até poltrona, capacete, fraldas e vasos sanitários.

VIZINHOS SOLIDÁRIOS

Além dos voluntários de Rio Negrinho a limpeza do rio Negrinho contou com a participação de um casal que mora na vizinha São Bento do Sul. Eles são Isabel Menezes e Thiago Paul. Em conversa com a reportagem do Nossas Notícias na manhã de hoje eles contaram como e porque resolveram vir até Rio Negrinho ajudar a limpar as margens do rio. “Fiquei sabendo da limpeza através da rede social da prefeitura, que era uma repostagem de André, um dos voluntários da ação. Conversei com o André pela internet e trouxe o Thiago junto”, relatou Isabel.
Continua depois do anúncio 
Ela é engenheira ambiental sanitarista e como tal,já participou de várias ações em prol do meio ambiente. Já Thiago,que é engenheiro civil,contou que nunca havia participado de uma ação como essa. De qualquer forma o casal concordou na avaliação da atividade. “Nós recolhemos o lixo jogado às margens do rio. Achamos muito legal, poder contribuir com a comunidade. Afinal, cada um tem que fazer a sua parte. Entendemos que é preciso dar, mesmo que pequena, a nossa contribuição para o meio ambiente”, destacaram.

Confira alguns cliques da atividade:

Continua depois do anúncio 
Continua depois do anúncio 
Continua depois do anúncio 
Continua depois do anúncio 
   ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram