SANTA CATARINA. O Governo do Estado emitiu na tarde de hoje (09), uma nota oficial, onde informa que, por meio das Forças de Segurança, acompanha desde ontem (08), as movimentações, iniciadas em Brasília e que têm reflexo no estado.
O informe destaca que desde o início desta segunda-feira (09), o governador Jorginho Mello, reunido com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, determinou a preservação da ordem pública, em respeito às leis constitucionais e às medidas recentemente editadas de nível federal.
Operacionalmente, a Polícia Militar está monitorando todos os pontos onde existe a possibilidade de alguma ação dos manifestantes.
Segundo o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, as operações são coordenadas da Sala de Situação do Comando-Geral da PMSC, sediada em Florianópolis.
Até o momento a situação é de tranquilidade em todos os pontos, conforme a nota oficial. Os comandantes regionais da corporação estão orientados para tomar as medidas legais e cabíveis. Também de acordo com a nota, existe uma negociação com os manifestantes para retirada de barracas, utensílios e materiais que possam ter em volta dos locais ocupados.
Desta forma, o Governo do Estado e as Forças de Segurança seguem em estado de atenção para que a ordem seja mantida e as determinações legais sejam cumpridas de acordo.