CAMPO ALEGRE. No último dia de 2024, Luciana Raquel Fernandes Foitte, de 49 anos, contabilizou sua 15ª participação na Corrida de São Silvestre, em São Paulo (SP), com seu objetivo alcançado – ela conseguiu baixar seu tempo na prova, atingindo a 86ª colocação no geral feminino, dentre mais de 13,5 mil participantes. No geral, a prova teve mais de 37,5 mil corredores de vários lugares do mundo.
Ela falou ao Nossas Notícias sobre o resultado dessa experiência e também sobre as competições já programadas para 2025.
“Essa São Silvestre foi especial, consegui meu objetivo com a ajuda do meu treinador, Jonas Santos. Sempre me emociono no percurso da corrida, pois as pessoas tem uma energia maravilhosa, ficam assistindo na rua e vibram com os atletas, dando apoio. Eu, a maioria das vezes vou com meu pai, Waldemiro Fernandes, que também é corredor. Ele tem 72 anos, é minha inspiração e competiu novamente neste 2025”, comentou.
Luciana contou ainda que sempre participa da prova com a amiga Josi e o marido Edenir dos Santos, que levam a filha deles, Camila, com seu triciclo até o aeroporto de Curitiba (PR).
“De lá cada um pegou um vôo e depois ficamos em hotéis diferentes. Daí nos encontramos novamente na largada da corrida”.
Evolução
Os treinos com acompanhamento profissional fizeram de 2024 um ano especial para ela.
“Consegui várias conquistas na corrida. Sou corredora há 40 anos e sempre é bom ter ajuda de um profissional para quem quer evoluir na modalidade”.
Quem é a atleta
Luciana trabalha nas Lojas Bartsch e é casada com Allan Foitte há 27 anos.
“Tenho dois filhos, Aline e Tiago, e agora um neto, o Arthur”, citou ainda.
Além da corrida, ela é aluna do CBC Bombeiro Comunitário em Campo Alegre e foi convidada para participar do projeto Catarina Running, para mostrar um dos 295 municípios de Santa Catarina.
“Logo vai ser lançado o vídeo da minha cidade”, adiantou.
Planos
Neste 2025 ela disse que vai correr sua primeira maratona em agosto, em Florianópolis, para comemorar seus 50 anos.
“Também vou correr a 100° São Silvestre novamente para fechar esse ano com chave de ouro”, completou.
Dicas
Para quem quer começar a correr, Luciana orientou que comece devagar.
“Também procure um treinador, porque vai te ajudar. Falo por experiência própria. Quem não corre nem imagina como a corrida pode transformar uma vida”, sugeriu, agradecendo os amigos e patrocinadores: Relojoaria e Ótica Visual, Trefix, Posto JK, Lojas Bartsch, Kidelicia, Mercado Marquinhos, Mercado Rubens, Lojas Certa, Presente Doce Lar, Salão Jo Fashion Hair, MI Motos, Sônia Vasconcelos, Cleiciane Cubas, William Cothovisky e Prefeitura de Campo Alegre.
Boa tarde! FELIZ ANO NOVO À EQUIPE DA “NOSSAS NOTÍCIAS”.
Quero através deste, agradecê-los pela reportagem que fizeram com a minha filha LUCIANA.
Sou suspeito em falar sobre ela, mas posso afirmar que me enche de orgulho, por ter seguido meus passos e, que apesar dos obstáculos enfrentados, nunca ter desistido de seu objetivo.
Ass” WALDEMIRO FERNANDES.