Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Localidade de Bateias de Baixo, em Campo Alegre, vai receber 25 casas através de recursos federais

CAMPO ALEGRE. O Município foi selecionado para receber recursos do governo federal para a construção de casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, 25 residências serão construídas na localidade de Bateias de Baixo. O processo de busca pelas residências começou em janeiro de 2021, no primeiro mês da atual gestão. Agora será preciso licitar a empresa responsável pela construção das moradias e demais benfeitorias, como acessos e calçadas.

Conforme a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf, a cidade havia cadastrado dois projetos no programa, pleiteando 25 casas em cada uma das propostas. “Fomos contemplados com uma delas e quem intermediou foi o Deputado Federal Carlos Chiodini. Esse programa era só para Municípios com menos de 50 mil habitantes, são mais de 200 no Estado e só 24 deles receberam. Então houve um esforço importante, caso contrário não teríamos recebido essas casas“, explica.

Alice não esconde a sua alegria com a divulgação da portaria publicada no Diário Oficial “Essa é mais uma conquista maravilhosa para o nosso povo, moradia digna para nossas famílias. Isso só reforça que a gente vem se empenhando muito. Fiquei muito feliz, por muitos anos Campo Alegre não era contemplada com casas populares. Acredito que será o início de um trabalho e que virão mais casas“, disse, agradecendo o empenho de toda sua equipe e das secretarias de Administração e Assistência Social.

O vice-Prefeito Matheus Fuckner também comemorou a boa notícia, a pauta da habitação é antiga na administração, tanto que o primeiro ofício solicitando inclusão no programa é datado menos de duas semanas após a gestão assumir, em 2021. “Entramos com propostas de trabalhar as questões de habitação. Tivemos que superar questões burocráticas e regulariza- mos tudo. Trabalhamos bastante e estamos bem felizes de termos sido contemplados“, frisou Fuckner.

Apesar de estar despontando no cenário regional, a administração reconhece que a cidade possui pessoas que ainda dependem de programas sociais. “Campo Alegre está crescendo muito e sendo uma cidade próspera, mas a gente sabe que tem pessoas com a necessidade de habitação, que moram em aluguel ou com várias famílias na mesma casa. A gente sabe disso e trabalhou a todo tempo para tentar solucionar isso“, concluiu o vice-Prefeito.

Agora, com o projeto contemplado, será preciso abrir o processo licitatório para construção das residências na localidade de Bateias de Baixo. “Essa é a habitação da faixa um, que são as famílias mais carentes. Vamos ter um trabalho com a assistência social para atualizar esses cadastros e fazer a seleção da forma mais justa possível, que quem realmente precise seja contemplado”, disse o vice-prefeito. “A própria portaria traz os critérios pré-colocados pelo governo federal, aí se fará essa seleção“, completou Eleonora Bahr Pessoa, secretária de Administração.

Pelo projeto o Município receberá o equivalente a R$ 130 mil por casa. “Nossa idéia com esse dinheiro é não só pensar nas casas, mas também na infra-estrutura necessária. O terreno, que é a contrapartida da Prefeitura, foi adquirido pelo município em 2007. Bateias é um distrito importante do Município que está crescendo bastante, a gente sabe que tem essa demanda“, ressalta Alice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *