SANTA CATARINA. Na manhã desta sexta-feira (15), um incêndio quase causou uma tragédia em Navegantes, quando 14 idosos precisaram ser resgatados às pressas de um centro geriátrico localizado na Avenida Joaquim Couto, no bairro Gravatá.
As chamas, que se originaram no sótão de uma edificação com estrutura de madeira e telhas de amianto, se espalharam rapidamente, colocando em risco a vida dos internos.
Funcionários e vizinhos retiraram os idosos do local em chamas e conduzindo-os para a residência da proprietária do centro. Um dos idosos, que inalou uma grande quantidade de fumaça, foi atendido pelo SAMU e levado ao hospital para cuidados médicos.
O Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes foi acionado às 06h3. Com a estrutura da edificação comprometida pelo calor e o risco de colapso, os bombeiros trabalharam para controlar o incêndio, utilizando cerca de 7 mil litros de água e mantendo o combate tanto pelo interior quanto pelo exterior do prédio. A operação de rescaldo durou mais de uma hora.
O responsável pelo centro, Leandro das Neves Rodrigues, relatou que percebeu um clarão e ouviu um barulho vindo do sótão enquanto auxiliava um idoso no banho. Em seguida, notou queda e retorno da energia elétrica, seguidos de fumaça saindo do chuveiro.
Além dos idosos, outros animais, como coelhos e um aquário com peixes, também foram retirados com segurança. A área foi isolada para a realização de perícia, que irá investigar as causas do incêndio e ajudar a evitar novos incidentes no futuro.