Um novo golpe, aplicado através de contatos telefônicos ou por aplicativo de mensagens, têm feito estabelecimentos comerciais como vítimas. Meliantes se passando por fiscais da Vigilância Sanitária estão cometendo os crimes por todo o Brasil e, em São Bento do Sul, não está sendo diferente.
Conforme alerta a diretora da Vigilância Sanitária do Município, Silvana Bauer, as abordagens são feitas com a desculpa de que a empresa precisa fazer adequações para não ser notificada.
“Eles ligam e dizem que há alguma denúncia e que é preciso colocar álcool gel à vista, têm produtos vencidos no local ou outras supostas infrações neste sentido”, conta.
Então, após ter ganhado a confiança destas pessoas, os infratores dão sequência ao golpe enviando um link por WhatsApp ou SMS.
“Neste momento as vítimas acabam clicando e seus dados podem ser capturados e os seus números clonados. Já tivemos casos registrados aqui na cidade e isso preocupa”, afirmou.
A Vigilância Sanitária solicita que, em casos como este, as pessoas não forneçam dados ou aceitem acessar links encaminhados. Ainda, se possível, identifiquem os números dos golpistas e denunciem à Polícia Civil. Se porventura houverem dúvidas sobre a natureza dos contatos, é possível realizar os esclarecimentos junto ao órgão pelo telefone 3635-2228.