RIO NEGRINHO. Mais de 130 pessoas participaram do 1° Simpósio sobre Autismo, realizado na tarde deste sábado (14), conforme estimativa dos companheiros do Lions Clube, que promoveram o evento em parceria com a prefeitura.
“Foi um grande sucesso”, destacaram os voluntários.
O encontro aconteceu no Centro de Excelência e a programação contou com a participação de Adriana Carvalho de Oliveira e de Silvestre Miranda. Ela é mãe de Laura e ele pai de Henrique.
As duas crianças são autistas e em suas falas, que emocionaram o público, Adriana e Silvestre, além de contar sobre o diagnóstico da doença, contaram também sobre o seu dia a dia. Uma entrevista com o apresentador Marcos Mion, no programa de Ana Maria Braga, também foi exibida. Ele é pai de Romeo, que é autista e compartilha muitas vivências com o público, tanto em suas redes sociais quanto em seu programa na TV Globo.
O evento contou ainda com várias informações técnicas, que ficaram a cargo da terapeuta ocupacional Fabíola Michele Anverze.
Dentre os fatores abordados por ela estiveram sinais de TEA; as diferentes reações que os autistas podem ter a som, luz e outros. Além da palestra, a especialista auxiliou a equipe do Lions a formatar um material de divulgação com várias orientações para a comunidade em geral.
O Secretário da Saúde Rafael Schroeder, agradeceu todos os apoiadores, voluntários e participantes do simpósio, e aproveitou a ocasião para falar sobre os atendimento do neurologista infantil na cidade.
“Para melhorar a acessibilidade contamos agora com um Neuropediatra realizando atendimentos pelo SUS na cidade, garantindo o acesso de crianças com autismo a consultas sem precisar se deslocar para outros municípios”, declarou.
Ele lembrou que a Fundação Hospitalar está realizando atendimento odontológico para pacientes especiais e pacientes não colaborativos. Quem necessitar deve procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o agendamento.
Ao final do evento foi servido um café, oferecido pelo Lions e pela prefeitura. A conscientização sobre o autismo e formas de inserir pessoas com TEA na sociedade de forma mais inclusiva é uma das novas bandeiras do Lions Clube e novas ações sobre a temática devem ser promovidas em breve.
ASSISTA nossa Live do primeiro momento do evento no Facebook clicando aqui. Para assistir no Instagram, clique aqui.