RIO NEGRINHO. “Era assim antes do granizo”. Com esta frase, Sebastião Jankovski , agricultor do Assentamento Edson Soibert, no Distrito de Volta Grande, mostrou uma foto da plantação de fumo de sua propriedade antes do vendaval e da chuva de granizo que atingiram o interior do município nesta segunda (14).
Na propriedade ele trabalha com a esposa e três irmãos. No período de colheita, conta ainda com a ajuda de um “camarada”, que trabalha por dia.
Além do fumo, Jankoski também cultiva milho e cria porcos. Porém, o vendaval e o granizo atingiram mais mesmo a plantação do fumo, conforme informou.
“Tivemos perda total do fumo, plantado em uma área de 4 hectares. Estávamos com fumo na lavoura e também na estufa, porque em função da falta de energia ficamos mais de 24 horas sem luz. Se foram mais de 6 mil kg de fumo. Hoje está R$ 16 o kg do fumo de primeira e estava só o ‘filé’ para colher”, lamentou.
Questionado sobre o que pretende fazer a partir de agora, ele respondeu que ainda não sabe. Mas diante do cenário, ele ainda tem como seguir adiante com as outras duas produções.
“Tenho a criação de suínos e mais 7 hectares de plantação de milho, que não foi tão afetada, graças à Deus, pois se desse problema com o milho, teria que vender os porcos, que são quase 100”.
Como era antes do vendaval e da chuva de granizo
Como ficou depois