Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio-negrinhense não resistiu a infarto fulminante enquanto trabalhava no bairro São Rafael

RIO NEGRINHO. Osnildo Benedito Schwendner, de 56 anos, cumpria mais um dia de trabalho na sexta-feira (14), quando por volta das 10h, sofreu um infarto fulminante. 

Na ocasião ele trabalhava como pedreiro em uma residência na rua Nilo Saldanha Franco, no bairro São Rafael e foi encontrado já sem os sinais vitais. 

“Chamaram os bombeiros, mas não tinha mais chance nenhuma de vida”, declarou Osnilene Roberta Schwendner Cristof, filha da vítima, ao Nossas Notícias.  

Ela concordou com a publicação desta matéria para fazer um alerta à necessidade de as pessoas ficarem atentas para sintomas que muitas vezes parecem corriqueiros. 

“Meu pai não tinha nenhuma doença. Há 17 anos ele teve um derrame, que lhe deixou uma lesão no cérebro, mas vivia muito bem. A única coisa é que sempre reclamava era de muita dor de cabeça”, disse. 

Osnildo deixou enlutados a mãe, esposa, filhos, netos, irmãos e demais parentes e amigos.

De acordo com a equipe da Funerária São Gabriel, que atendeu o caso, além do atestado dos bombeiros, SAMU e da médica de plantão da Fundação Hospitalar, a Polícia Civil também verificou o caso. 

“Eles sempre acompanham também casos como esses. Foram com a gente no hospital ver a declaração de óbito e declarações dos demais profissionais. Como estava confirmado que não foi uma morte suspeita – ele não tinha marcas de agressões e outras que pudessem indicar um crime – o IML não foi chamado e foi dado sequência nos trâmites funerários”. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares —  incluindo o infarto fulminante — foram a causa da morte de mais de 370 mil pessoas só em 2019, representando mais de 30% do total de óbitos no Brasil, as complicações cardiovasculares são a principal e maior causa de morte no país.

Assim como diversas outras doenças do coração, é possível tomar algumas atitudes que ajudam a prevenir um possível quadro de infarto fulminante, tais como:

  • não fumar;
  • evitar bebidas alcoólicas em excesso;
  • ter hábitos alimentares saudáveis, preferindo o consumo de produtos naturais como legumes, verduras e carnes magras;
  • praticar atividade física de maneira regular; 
  • controlar os níveis de triglicérides e colesterol;
  • controlar a diabetes e a pressão arterial;
  • evitar o estresse;
  • ter boas noites de sono e momentos de descanso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *