REGIÃO. Instutuições de segurança da região realizaram o 2° simulado de acidentes com transporte rodoviário de produtos perigosos com múltiplas vítimas nesta quarta-feira (24) no km 16 da SC 418, na Serra Dona Francisca, entre às 09h e 12h40.
O evento simulou um acidente envolvendo um ônibus e um caminhão de transporte de produtos perigosos, restando com a colisão várias vítimas lesionadas, contaminações e também óbitos, além do derramamento de produtos e contaminação do local e águas próximo à região.
De acordo com os organizadores, a finalidade da atividade foi preparar as diversas agências para trabalharem em conjunto, em situações onde a natureza do evento exija um esforço cooperativo para dar uma resposta adequada.
O evento teve a participação da Polícia Militar Rodoviária (PMRV), que ficou responsável pelo primeiro comando no local, isolamento e repasse aos órgãos sobre as informações levantadas; Bombeiros Voluntários de Joinville e Bombeiros Militares de Campo Alegre, que ficaram responsáveis pela avaliação da cena, descontaminação das vítimas e posterior condução em conjunto com o SAMU e IDEAL Emergênciais Médicas para hospitais da região.
Também o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM), que efetuou o resgate da vítima em local de difícil acesso; e a empresa AMBIPAR, responsável por realizar a contenção de descontaminação do local do acidente. Ainda participaram o IGP, IML, Auto Pista Litoral Sul, Agentes de Trânsito de Joinville, Defesa Civil de Joinville, Guaramirim e Campo Alegre, Empresa Águas de Joinville e Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Sob intensa garoa, o evento foi realizado com a organização e coordenação da CIGERD REGIONAL NORTE.
De acordo com os participantes, o simulado foi válido para todas as entidades envolvidas.
Estas vão analisar seus pontos individualmente e numa reunião em data a ser definida irão realizar o feedback coletivo, para que sejam corrigidos os pontos necessários e a sequente atualização do plano de ação de emergências(PAE) em ocorrências dessa natureza.