SÃO BENTO DO SUL. A Rede Feminina de Combate ao Câncer realizou na manhã deste sábado (06) uma campanha especial alusiva ao Novembro Azul, o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
A ação aconteceu na sede da entidade e conforme Olívia Schulz Fendrich, presidente da Rede de São Bento do Sul, declarou ao Nossas Notícias, foram realizadas 224 coletas de sangue para o PSA, exame que detecta a doença.
“Esta campanha realizamos anualmente para incentivar os homens a também se cuidarem. Em 2020 ela não foi realizada devido a quantidade de casos da Covid; para não haver aglomeração optamos por não realizar a mesma. Este ano, como está mais tranquilo, voltamos a realizar esta ação porque sabemos que a grande maioria dos homens ainda não tem consciência sobre a importância da prevenção anual”, disse.
Ela destacou ainda que com a iniciativa, a Rede tenta fazer com que a cada ano mais homens se conscientizem e façam seu exame.
“Essa coleta fizemos sempre uma vez ao ano. A partir de agora temos outras ações previstas neste novembro azul, como palestras em empresas para levar o máximo de informação e conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata”, finalizou.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do próprio INCA apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Mais alguns registros da ação da Rede de São Bento do Sul neste sábado