Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Receita de pão com erva mate é um dos destaques de exposição em Campo Alegre

Fotos: Rodrigo Munhoz

CAMPO ALEGRE. O avanço da vacinação contra o Covid-19 aos poucos vem permitindo que nossa vida volte ao “antigo” normal. Dessa forma, gradativamente vão ressurgindo diversas opções de atividades de lazer.

E muitas delas, vem surpreendendo pela criatividade e interação com o dia a dia do público. Esse é o caso da exposição do Projeto Erva Mate que está sendo realizada no museu “Bento Sylvio Munhoz”, que foi aberta oficialmente dia 26 de outubro.

Lá, além de muitas curiosidades sobre a erva mate, como seus processos e benefícios para a saúde, é possível encontrar também uma receita que tem chamado a atenção: é a do pão de erva mate (confira no final da matéria). Há ainda outra receita, desta vez de um bolo produzido com o mesmo ingrediente.

O projeto foi desenvolvido pela professora de Turismo e Meio Ambiente Vanderléia Prussak Bialobok nos CMEIS Maria da Gloria Pereira Kroll, de Fragosos e Chapeuzinho Vermelho, de Bateias de Baixo.

Segundo ela, a ação teve como objetivos de aprendizagem o resgate da cultura de tomar o chimarrão, que faz parte da história de Campo Alegre bem como valorizar a erva mate, que é nativa no município.

“A ideia foi executar o trabalho de forma a explorar o tato, a visão e o olfato ao apresentar a erva mate através do toque em suas folhas, em seus processos de moagem e outros detalhes, despertando a curiosidade dos alunos. Também busquei apresentar maneiras diferentes de utilizar a erva mate, como por exemplo em receitas culinárias, além de instigar os alunos a debater em grupo sobre as descobertas conhecidas por eles no projeto”, destacou a professora.

A exposição contempla ainda atividades realizadas pelos alunos e também fotos deles na execução em todas as etapas do projeto.

Além de todo rico material, a exposição conta ainda com uma receita de produção de uma tinta com erva mate. Programe-se e confira todos os detalhes fazendo uma visita ao local.

O Museu está localizado no centro da cidade, ao lado da rodoviária e o atendimento ao público acontece de terça a sábado das 10 às 12h e das 13 às 17h.

Confira uma das receitas (se testar, envie fotos e conte para a gente como ficou!):

PÃO DE ERVA MATE

Ingredientes:

500 g de farinha branca

5 g de fermento fresco

100 g de erva-mate

50 ml de azeite

1 pitada de açúcar

Sal e água morna, até chegar ao ponto de não grudar nas mãos.

Modo de fazer:

Em uma bacia, misture toda a farinha e o fermento, o sal e aos poucos vá acrescentando a erva mate peneirada.

Sove a massa até não grudar mais nas mãos. Deixe descansar, coloque na forma e depois é só assar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *