RIO NEGRINHO. Concorrendo pela Categoria Educação Infantil de quatro a cinco anos, o Projeto Meus Primeiros Passos para Alfabetização e letramento – alfabetizar com jogos e brincadeiras, encabeçado pela professora Eleana Krueger Anton, do Colégio Caminho do Saber, foi uma das propostas vencedoras do programa Professor Destaque, realizado na última semana (confira todos os premiados clicando aqui).
A premiação ocorreu a partir de uma iniciativa da professora e vereadora Alessandra Cristofolini, que apresentou projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara.
O TRABALHO
Eleana falou à reportagem do Nossas Notícias sobre como foi o trabalho premiado.
“Na pré-escola do Caminho do Saber iniciamos a alfabetização, então trabalhar com apoio da ludicidade, facilita o aprendizado de forma prazerosa. A alfabetização é um momento de descoberta para o mundo”, comenta, enfatizando a importância de também trabalhar o conteúdo através dos meios digitais para tornar as aulas mais atraentes.
“Amo o que faço e estou comprometida com o aprendizado e bem-estar do aluno. Desde o início do ano venho aplicando o projeto, sempre trazendo jogos e brincadeiras que envolvem a alfabetização”, conta Eleana, que é formada em pedagogia, com pós-graduação em práticas pedagógicas e psicopedagogia e trabalha há 13 no Caminho do Saber.
“A tarde da premiação foi muito linda, me emocionei muitas vezes. E escutar meu projeto sendo premiado, foi emocionante. Estava confiante pois acredito muito no meu projeto e procuro realizar com amor. Estou muito feliz”, revela a professora, que falou também sobre as atividades realizadas dentro do projeto de alfabetização com brincadeiras.
GAIOLA DA LEITURA
Um deles é a “Gaiola da Leitura: liberte uma sílaba”, onde o aluno tira uma sílaba da gaiola e lê. Outro é o Twister das formas geométricas, no qual o aluno se diverte e aprende a forma geométrica e sua escrita. E ela também realizou a Hora do Conto, onde após ouvir Os três porquinhos, os alunos dramatizaram a história com fantoches.
A professora explicou que na “Gaiola” são montadas palavras com alfabeto móvel, de forma que os alunos , descobrem a letra inicial e a letra final de cada palavra.
“Procuramos palavras com P e aprendemos como se escreve porquinho. Foi pura diversão! Além de jogos e brincadeiras trabalhei com histórias”, lembra ainda Eleana. E o resultado do projeto foi aprovado também entre os pais de alunos.
Há ainda o Bingo das Palavras.
“Esse os alunos adoram! Sempre perguntam quando vai ter!”.
PAIS APROVARAM
“Em janeiro deste ano os alunos voltaram às aulas presenciais no colégio Caminho do Saber. Tivemos o prazer de conhecer a professora Eleana, mas estávamos apreensivos com o retorno e a defasagem que poderia ter ocorrido no aprendizado dos alunos devido ao afastamento pela Covid 19”, conta Carolin Machado Pscheidt, mãe da aluna Alice Pscheidt.
“Em nossa primeira reunião com a professora, ela nos passou calma e seriedade, descrevendo como seriam as aulas na pré-escola. Além disso, deixou claro que toda a aprendizagem ocorreria de forma lúdica, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno. Logo, foi assim que as aulas correram, cada dia”, frisa ainda Carolina.
Ela contou que a menina chega em casa sempre com novidades, contando as atividades realizadas na escola como: teatro, canções, leituras, histórias, jogos, montagem de murais e apresentações.
“Enfim, percebemos que ela vive um mundo cheio de descobertas através de muita diversão. Como sempre, a professora também compartilha com os pais estes momentos de descobertas, enviando fotos no grupo de conversas, o que realmente amamos”, diz.
“Desta forma, descrevemos as aulas da professora Eleana como criativas, divertidas e cheias de descobertas em que os alunos aprenderem com entusiasmo. É gratificante ver nossa filha lendo, escrevendo, realizando diferentes cálculos e construindo imaginações”, descreva ainda a mãe.
“Sabemos ainda que é só o começo, mas que este início foi possível através das habilidades ímpares da professora Eleana e de toda a equipe do colégio. Por isso, somos gratos a todos por se dedicarem com amor, respeito e seriedade no desenvolvimento destes pequenos cidadãos”, encerra.