Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Profissionais participam de capacitação sobre “Escuta Especializada” em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. Na última semana foi realizada uma capacitação sobre a “Escuta Especializada” para profissionais que atuam na rede de proteção e atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. A capacitação ocorreu no auditório do Centro de Vigilância à Saúde e foi custeado com verbas do FIA – Fundo da Infância e Adolescência.

A capacitação abordou a técnica específica de se realizar a escuta dentro das orientações, com debates durante as exposições realizadas, discussões sobre a escuta especializada e seus objetivos, bem como formato para os formulários a serem preenchidos.

O prefeito Antonio Tomazini esteve participando na sexta-feira (27), no fechamento da capacitação, e destacou a importância em qualificar os profissionais que atuam nesta área.

“É preciso ressaltar que todo trabalho realizado por vocês é pensando na garantia da prevenção e também dos direitos de vítimas de violência. Parabenizo a todos e destaco que esse treinamento com certeza vem para somar no trabalho de vocês”, disse.

O que é Escuta Especializada?

A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade. A escuta deve ser realizada em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantam a privacidade da criança ou do adolescente vítima ou testemunha de violência e exige capacitação específica para os técnicos que farão a escuta no trabalho.

Como público-alvo a capacitação foi direcionada para técnicos que compõem a rede de proteção e que atuam no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, Comitê Gestor da Rede Proteção e Cuidados e servidores que trabalharão no Serviço de Recebimento e Monitoramento de Denúncias, bem como Conselheiros Tutelares, atores do Sistema de Garantia de Direitos, Trabalhadores das Políticas Públicas das Áreas da Assistência, Saúde e Educação, Segurança Pública, no caso a Polícia Militar.

O evento também contou com a participação do secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, do secretário de Educação, Josias Terres, e do diretor da Defesa Civil, Marcelo Milla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *