A Prefeitura de São Bento do Sul recebeu da equipe de Arquitetura e Engenharia da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) o anteprojeto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída no bairro Colonial.
A proposta será analisada pelas equipes das secretarias de Saúde e Planejamento e Urbanismo. Depois, as sugestões serão enviadas para a Amunesc para a finalização do trabalho.
A previsão é que o projeto final seja entregue para a Prefeitura até o dia 20 de setembro. Quando finalizado esse processo, será solicitada a aprovação da construção pela Vigilância Sanitária do Estado.
A obra está orçada em aproximadamente R$ 4,5 milhões. A nova UPA será a primeira do município.
Ainda não há previsão de quando a obra será iniciada. A expectativa é para o próximo ano.
Quando ficar pronta, a UPA vai ser destinada principalmente para atendimentos de casos de emergência da população.
“A UPA vai agilizar o serviço de urgência na saúde e vai aliviar o atendimento na emergência do hospital, que será absorvido pela nova unidade. Vamos contar com plantões pediátricos e de uma equipe clínico geral, com dois a três médicos”, detalha a secretária de Saúde de São Bento do Sul, Carmen Regina Binotto.
No futuro, a Prefeitura informou também pretende construir no mesmo terreno uma Central de Especialidades Médicas, criando neste local uma área de referência nos serviços de saúde.