SÃO BENTO DO SUL – Sob o comando da coordenadora Giselli Pereira de Souza, o Núcleo de Qualidade e Produtividade da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) projeta uma série de ações para o decorrer de 2021. Ela falou a reportagem do Nossas Notícias sobre as principais iniciativas.
“Em 2020, abordamos um tema muito relevante para os dias atuais, que foi a ISO 56000-ISO da Inovação, que vem para contribuir com as empresas para exercer gestão da propriedade intelectual e assim melhorar a gestão de novos produtos/serviços ou negócios”, destaca Giselli.
Outro tema que esteve na pauta dos nucleados foi sobre o papel da gestão da qualidade no combate à crise financeira e na competitividade das organizações.
Ela ainda comenta que ainda no ano passado o grupo, atualmente composto por 13 nucleados, deu início ao projeto para premiação de melhores práticas nas organizações de São Bento do Sul e que o grande objetivo é realizar o prêmio esse ano.
O Núcleo também passou por uma mudança em seu nome.
“Alteramos o nome do Núcleo de Qualidade para Núcleo da Qualidade e Produtividade. A alteração ocorreu porque são dois temas que caminham juntos”, avalia a coordenadora.
Para ela, a produtividade só é atingida, se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, e assim, a qualidade com produtividade gera competitividade.
“A qualidade no processo produtivo abrange a implantação de atividades agrupadas em três etapas: eliminação de perdas; eliminação das causas das perdas e otimização do processo”, considera.
Aumento de participantes
Para 2021, o objetivo é aumentar o número de participantes no núcleo e uma atividade programada, que será um café de apresentação e convite para novos membros.
“Vamos realizar as apresentações dos Grupos de Melhoria com os cases e treinamentos em Lean, gestão de processos, entre outros”, detalha.
Capacitação com foco na qualidade
“Queremos fazer benchmarking com outras empresas da regional norte de Santa Catarina e melhores práticas relacionadas ao sistema de gestão da qualidade, sendo que pretendemos iniciar com práticas relacionadas ao programa de 5S. Também queremos capacitar os representantes das empresas nucleadas em temas como ISO, DMAIC e Lean”, diz ainda a coordenadora.
Giselli afirma ainda que a maior contribuição do núcleo é a troca de informações sempre.
“Digo que o núcleo é uma ponte que liga conhecimento e aprendizado. É através do benchmarking que nos avaliamos e conseguimos nos aperfeiçoar além de também contribuir para o crescimento das outras organizações”, encerra.
Promoções
]]>