POLÍCIA CIVIL DE RIO NEGRINHO ALERTA PARA O "GOLPE DO MOTOBOY" OU DO "CARTÃO CLONADO"
Como o os criminosos agem?
Inicialmente, a vítima, geralmente pessoas idosas, recebe ligação do criminoso, (homem ou mulher, nos últimos casos tratava-se de uma pessoa do sexo feminino) em seu TELEFONE FIXO, que se passa por funcionário de banco e afirma que houve compra indevida com o seu cartão bancário. O golpista alega que o cartão da vítima foi ou possa ter sido clonado e pede que ela o cancele.
Após, os criminosos solicitam que a vítima desligue o telefone e faça contato direto com o número oficial da instituição bancária, pelo seu telefone fixo, para que seja solicitado o cancelamento.
Ocorre que, ainda que a ligação seja para o número real/oficial do banco, ela é direcionada/desviada para a linha do criminoso que não desligou a sua ligação inicial, se valendo então dessa falha do sistema para enganar a vítima.
A partir daí, a vítima, imaginando estar falando com o banco, repassa todas as informações bancárias, como número e senha do cartão.
Visando dar maior credibilidade à sua conduta, o criminoso ainda pede para a vítima destruir seu cartão magnético, menos o chip, colocá-lo em um envelope e que alguém do banco irá passar para pegá-lo.
Com isso, o “falso funcionário do banco ou motoboy” se dirige à residência da vítima, se apodera de todos os cartões com senha e realizaram gastos significativos, sejam realizando compras em lojas virtuais ou efetuando saques fraudulentos em agência.
O golpe apenas será efetivado se a vítima retornar a ligação ao banco de seu telefone FIXO. JAMAIS isso deve ser feito.
Apesar da prisão de dois indivíduos que fazem parte da organização criminosa, no dia 05.03.2021, em São Bento do Sul, o bando ainda continua agindo e causando prejuízos financeiros significativos às pessoas de Rio Negrinho e região, em sua maioria contra pessoas vulneráveis.
Como se proteger?
* O banco não solicita a nenhum de seus funcionários que recolha cartão clonado, muito menos quer saber de sua senha bancária.
* A vítima não deve retornar a ligação de seu telefone fixo como solicitado pelo golpista.
* Jamais repasse o cartão, o número e a senha a quem quer que seja, muito menos por telefone. O banco não faz esse tipo de solicitação. Sempre desconfie.
* Caso tenha sido vítima do golpe, deverá registrar Boletim de Ocorrência, procure anotar o nome e, se possível, registrar foto da pessoa e/ou veículo suspeito de participar do crime (aquele que se dirigiu à residência da vítima e recolheu os cartões).
Promoções