SÃO BENTO DO SUL. Conhecida como a Capital Nacional dos Móveis, São Bento do Sul descobriu no trabalho com a madeira, a sua vocação.
Com grande potencial, antes das grandes indústrias moveleiras, a cidade era polo de pequenas empresas familiares, destinadas ao ramo das serrarias, carpintarias, e, claro, as marcenarias.
Continua depois do anúncio
Diante de tal importância para todo o território brasileiro, o primeiro episódio da série documental “Marcenarias do Brasil”, que buscou conhecer histórias, experiências e novos jeitos de fazer marcenaria, não poderia ser em outro lugar, se não, em São Bento do Sul.
O projeto, que foi idealizado pelo marceneiro e influenciador digital do universo maker e profissional, Daniel Stopa – fundador do Canal
StopaLab no YouTube –, será lançado oficialmente para todo o Brasil, no dia 29 de agosto.
São oito episódios que mostram cada região do país em que a marcenaria se desenvolveu, cada uma com suas peculiaridades regionais.
Continua depois do anúncio
Stopa conta que o primeiro episódio envolve a região sul do país, e foi filmado na região de São Bento do Sul, apresentando a força da sua indústria moveleira e sua importância em um cenário nacional e internacional.
“A ideia central foi contar a origem desses brasileiros, como vieram parar ali e por que decidiram investir na marcenaria. Conhecemos a história de como os polos moveleiros da região se desenvolveram, além de entrar em contato com as marcenarias familiares da região. Também procuramos entender como é a coexistência da grande indústria com as pequenas marcenarias locais”, explica.
A série teve apoio institucional da Grossl, empresa natural da região, que comercializa abrasivos e adesivos e é importadora oficial da linha de colas para madeira da Titebond no Brasil, que apresenta como um de seus pilares a valorização da atitude empreendedora.
“O projeto resgata informações e experiências sobre a história do trabalho e produção de móveis no país. Para a região Sul, o projeto apresenta ainda mais importância, já que conta a história da própria localidade”, comenta Hellen Grossl, coordenadora de marketing da empresa.
Quando questionado sobre o que mais lhe marcou na trajetória entre os estados brasileiros, Stopa ressalta a convivência e a troca de experiências.
“Ouvir as histórias de como as marcenarias se constituíram, cresceram e se desenvolveram, é a mesma coisa que ouvir a história do Brasil, de quem trabalhou e fez as coisas acontecerem”, conta.
A série documental será disponibilizada totalmente online, no canal de YouTube do Daniel – o StopaLab – onde toda semana, nas quintas-feiras, haverá um novo episódio disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos.
Grossl
Continua depois do anúncio
Fundada em 1982, em São Bento do Sul (SC), a Grossl oferece soluções completas em abrasivos e adesivos para as indústrias moveleira, madeireira, metal mecânico, automotiva, naval, couro e óptico.
Entre os principais produtos comercializados estão abrasivos, adesivos, colas, selantes, discos de corte, desbaste e esponjas abrasivas, limas rotativas, aplicadores manuais de Hot Melt, lixadeiras pneumáticas manuais Dynabrade, entre outros acessórios e itens.
Os produtos de alta qualidade estão divididos em diferentes grandes marcas distribuídas oficialmente pela Grossl, são elas: Titebond, Franklin International, Ekamant, Awuko, Starcke e Horse.
]]>