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Especialista faz rir e refletir sobre a qualidade no atendimento das empresas

Durante cerca de uma hora e meia ele, literalmente, colocou o público para dar muitas risadas. Afinal, era um stand up! Mas ele foi além: suas histórias e comentários engraçados levaram o público, formado por lojistas, comerciários e empreendedores à refletir sobre a qualidade no atendimento aos clientes. “Ria da crise, conquiste clientes” Assim foi a palestra show “Ria da Crise e conquiste clientes”, proferida por Roberto Farias, economista, especialista em administração e desenvolvimento de pessoas, professor universitário, consultor de empresas e diretor da Sucesso Desenvolvimento, empresa de Porto União (SC). Ele também faz parte do roll de palestrantes da FCDL/ SC e esteve em Rio Negrinho por iniciativa da CDL local. O que é “rir da crise”? No salão de eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas, Farias elencou várias dicas e formas de empresarios e seus funcionários encararem as crises que aparecem. Sim, elas sempre vão vir! Em entrevista ao Nossas Notícias ele explicou o que é rir da crise .”O que é o rir da crise? Não é estar alegre o tempo todo mas, sim, aquele momento em que você acha uma saída inteligente para vender e atrair teu cliente. Aquele momento em que olha sua empresa e diz: minha empresa pode ser melhor do que ela é! Quem faz isso é gente vibrante!”. Como ser “vibrante”? E como ser “vibrante”? Farias explicou: “nós não precisamos contar piada na empresa, mas precisamos atender nosso cliente com alegria, com energia positiva. Daí eu pergunto: como está sua vibração? Os clientes estão saindo melhor do que entraram? As respostas para estas perguntas são o segredo do sucesso”. Energia O especialista citou várias vezes o termo “energia”, enfatizando que a motivação pessoal e a motivação das equipes como um todo é que formam profissionais e times vencedores, capazes de superar qualquer crise. ” O teu trabalho tem que ter a tua energia. A geladeira que você vai vender tem que ter a tua energia! Cada produto que você vende tem que ter o teu sorriso, o teu carinho” Diferencial humano Farias frisou que além dos investimentos em estrutura, produto, reservas, colaboradores e outros, as empresas precisam investir em capital humano. “As empresas precisam ter um diferencial fundamental, que é o diferencial humano.A internet está aí para mostrar que não existem mais barreiras e sim diferenciais que atraem mais clientes e consequentemente aumentam as vendas das empresas. Por isso repito, que o que as empresas precisam é de pessoas vibrantes, prontas para atender os clientes e solucionar seus problemas”. Muitos “insights” “Dunga”, como o palestrante também gosta de ser chamado, fez várias outras observações que nós listamos aqui para fazer você pensar e, claro, te motivar para a semana que se inicia:

  • Seja feliz! Terão momentos da tua vida que o mundo vai estar caindo, mas você não pode levar teus problemas para o seu trabalho. Esqueça os seus problemas e se preocupe com os dos outros. Daí os seus problemas vão se resolver por si próprios;
  • Quanto mais coisas boas você semeia, mais coisas boas virão para você;
  • Não trabalhe para agradar o seu chefe, patrão, a sua família…Trabalhe porque você está construindo uma carreira de sucesso. Trabalhe para desenvolver o seu talento;
  • Vou dizer o que é um atendimento exemplar: o que surpreende um cliente é quando você chega no estabelecimento e as pessoas que estão lá estão prontas para atender. Não estão preocupadas com o horário, com quanto o cliente vai comprar, se você vai comprar, …A preocupação delas é encantar o cliente que chega;
  • Isso nós demonstramos com boa vontade, diálogo, amor ao produto, atendimento olho no olho, … ;
  • O que surpreende um cliente são pessoas show, que sabem que todos os dias estão entrando no palco da vida e que o sucesso depende unicamente delas;
  • A partir do momento que você trabalha bem, você vê a tua empresa, o produto e os teus clientes com outros olhos. E tudo isso se reflete em qualidade de vida para você e para as pessoas que te rodeiam;
  • Não adianta de nada idealizar uma empresa perfeita quando as pessoas não entraram no ritmo;
  • Nós temos que pensar que não existem empresas 100% com atendentes 50%;
  • O cliente espera ser bem atendido e isso só vai acontecer se a empresa tiver uma equipe show;
  • O empresário precisa entender que uma empresa é uma equipe, um todo. E que por isso é preciso haver uma cultura organizacional,onde empresário e colaborador trabalhem juntos, no mesmo clima e na mesma parceria;
  • Os colegas também tem que torcer um pelo outro. Isso reflete em ganho para toda a equipe porque faz girar a empresa, transformando tudo isso numa soma;
  • As pessoas precisam entender que somando e multiplicando é que alcançam bons resultados
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