Que Santa Catarina é também o estado das araucárias todo mundo sabe. E delas, já por abril começam a surgir os pinhões. Por aqui, a semente é tradição na culinária. Come-se pinhão na chapa, pinhão cozido, farofa de pinhão…
Creme de pinhão
Mas também dá para comer creme de pinhão com bacon! A iguaria foi a novidade da vez na segunda edição da Noite das Sopas, que aconteceu no Recanto Paraíso Aventuras neste sábado (14) em Rio Negrinho.
“Estávamos procurando preparar um prato com um ingrediente daqui. E como no Recanto tem muito pinhão…”
A ideia do prato que agradou o público foi dos ecônomos Keli e Gilber Dequech, que trabalham no local. “Na verdade estávamos procurando fazer um prato diferenciado com um ingrediente que fosse da época e da nossa região. E como temos muito pinhão aqui no Recanto, pensamos em aproveitar esta iguaria”, contaram.
Foi a constatação que levou o casal a procurar uma receita diferente na internet. “Fizemos uma pesquisa e optamos por testar o creme de pinhão. Fizemos um teste em casa, aprovamos e trouxemos para o cardápio do Recanto”.
Vinte tipos de sopa
Creme de mandioca com bacon
Neste sábado, além do creme, eles serviram também caldo de feijão, creme de mandioca com bacon, sopa de macarrão com costela, creme de milho com calabresa e sopa de macarrão com legumes. “Cada final de semana apresentamos seis tipos de sopa mais acompanhamentos. No total, serão 20 tipos de sopa servidos nesses 4 finais de semana de julho”,informaram.As próximas edições da Noite das Sopas acontecem nos dias 21 e 28 de julho.
Sopa de macarrão com legumes
“Para quem gosta, não tem uma sopa difícil de fazer”
Para o casal, cozinhar é um ato de carinho e também de muita criatividade. ” Para quem gosta, não tem nenhuma sopa difícil de fazer. Tem algumas que dão um pouco mais de trabalho no preparo e atenção. A de pinhão, por exemplo, levamos em torno de duas horas e meia para fazer, usando o fogão industrial”.
“O mais difícil foi descascar 4 kg de pinhão”
Conforme contaram, o mais trabalhoso no preparo do creme de pinhão foi descascar os 4 kg da semente. “Metade foi para o creme e a outra metade picadinha foi no caldo para dar uma incrementada”.
Creme de milho
Das sopas que prepararam no último sábado, a mais prática de preparar, segundo eles, foi o creme de milho (foto acima). “Em 30 minutos estava pronto”.
“O trabalho no Recanto Paraíso Aventuras superou nossas expectativas”
Keli e Gilber são de de Jaraguá do Sul (SC) e trabalham como econômos há três anos. “No Recanto Paraíso Aventuras estamos há dez meses. Estamos gostando muito, fomos muito bem recebidos. O trabalho superou nossas expectativas. Estamos felizes com o resultado e com nosso trabalho”, comemoraram.
Próximos eventos
E é essa empolgação que os motiva no preparo para uma programação gastronômica especial no Recanto Paraíso Aventuras. “Estamos pensando em algumas novidades. Precisamos conversar com a presidência do Recanto para ver se aprovam. Mas a princípio para agosto pensamos em uma Noite da Tainha, almoço do Dia dos Pais”.
Para setembro eles programam uma Noite Italiana. “Para outubro teremos a Noite Alemã e em novembro a Noite Árabe. A comida árabe é bem saborosa. Esperamos que o público venha prestigiar todos estes eventos”.
Aluguel para eventos
Além do restaurante, o Recanto Paraíso Aventuras dispõe de espaços para realização de eventos, pousada, apartamento com lareira, rancho, chalé, quadras de futebol e vôlei de areia, café da manhã e muito mais.
Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo /whatsapp (47) 9.92389350
Flashes do evento
Sopa de macarrão com costela
]]>