RIO NEGRINHO. Os bombeiros levaram mais de 90 minutos para retirar o motorista de um Cruze que ficou encarcerado no veículo após acidente próximo à ponte da Pioneira, hoje (08) às 19h40.
No local, os socorristas encontraram o caminhão trator Ford/Cargo 2842 AT , de placas de São João (PR), conduzido por um homem de 48 anos. O veículo arrastava o semi reboque de Francisco Beltrão (PR), que transitava sentido Rio Negrinho/Mafra, quando o motorista contou que foi atingido por um Cruze LT, de placas de Rio Negrinho, conduzido por homem de 56 anos, que transitava em sentido contrário. Ele contou que o carro derrapou na pista e bateu no caminhão.
No Cruze havia também uma passageira que conseguiu sair com ajuda de populares, mas o condutor encontrava-se encarcerado sob o painel, com as pernas presas.
De acordo com os bombeiros, os airbags haviam sido acionados na colisão, e toda a parte frontal do automóvel encontrava-se sob o rodado do reboque do caminhão, o que dificultou muito as ações de resgate, pois os pneus deste, estavam sobre o painel do automóvel.
Enquanto os socorristas acessavam a vítima, foram usadas as almofadas pneumáticas e os cilindros da ferramenta de resgate, além das escoras metálicas e das sapatas do próprio reboque para estabilizar o carro.
Outros cilindros foram usados para rebater o painel do automóvel, que teve as portas do lado esquerdo retiradas com uso da ferramenta expansora, além do banco dianteiro do lado direito, retirado com a ferramenta de corte, para poder abrir acesso e prosseguir no rebatimento do painel.
Após estabilizado o caminhão, foram usados dois cilindros de expansão para rebater o painel ao máximo conseguido.
Pedaços do painel foram serrados com a serra sabre de forma a abrir mais acesso à vítima. Com uso da ferramenta expansora e de mais um cilindro, foi iniciada uma manobra que alternava levantamento do eixo do reboque e rebatimento da parte do painel que prendia a vítima e após mais de uma hora e meia de trabalhos, foi aberto o acesso aos socorristas, que conseguiram tirar o motorista do automóvel, usando KED, maca rígida e colar cervical.
Ele foi levado para a Fundação Hospitalar Rio Negrinho.
A guarnição realizou o desmonte do palco de ferramentas, fez recolhimento dos materiais, além da limpeza da pista e deixou o local aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal.