SÃO BENTO DO SUL. Patrícia Hannemann Weitner é a nova presidente da JCI. Ela integra a organização desde 2018, já ocupou vários cargos e agora, com apoio dos companheiros, desenvolverá vários projetos, incluindo o já conhecido Oratória nas Escolas e o Liderativo, dentre outros.
O Conselho Diretor para 2022 é formado também por: Lucas Filipe Pellicioli Dal Vesco Coelho de Ávila ( secretário ), Rone Rudnik Volinger dos Santos (tesoureiro), Andreia Iara Dias Gomes (assessora legal) e Amanda Filgueira Garcia Nenevê (presidente sub sequente ).
Patrícia, que tomou posse na sexta-feira (25), conversou com a reportagem do Nossas Notícias, quando falou sobre a JCI, os trabalhos que mais se emocionou em participar e deixou um recado para quem tem interesse em participar da organização.
Nossas Notícias – Quais seus projetos na presidência ?
Patrícia – Teremos o Oratória nas Escolas e inclusive já iniciamos as tratativas com a Secretaria de Educação. Também o Projeto Liderativo, o qual já houve um primeiro contato com o Consórcio Quiriri e realizaremos o contato com a Associação Acolhida na Colônia, para desenvolvermos uma reciclagem aos membros antigos e nova capacitação aos recém empossados membros da diretoria, pois a mesma sofreu alteração de membros desde 2019.
Ainda temos o HeForShe (Eles por Elas), que também já desenvolvido em outros anos. O mesmo é uma bandeira da ONU Mulheres e foi o principal projeto desenvolvido pela JCI Brasil em 2019, quando a Presidente foi a nossa Companheira da JCI São Bento do Sul, Luiza da Silva.
Existe um projeto ainda em forma embrionária, que pretendemos desenvolver juntamente com a Casa Abrigo de São Bento do Sul.
Nossas Notícias – Há quanto tempo vc faz parte da JCI?
Patrícia – Eu entrei na JCI São Bento do Sul em 2018, como aspirante, que é como chamamos o membro que está conhecendo a organização e ainda não foi distintivado. A distintivação é o momento onde o aspirante diz SIM para a JCI e passa a ser membro. A minha distintivação foi na Convenção Nacional da JCI Brasil em Chapecó em outubro de 2018.
Nossas Notícias – Como exatamente você ingressou na organização e quais cargos já ocupou?
Patrícia – Fui convidada pela minha amiga e agora madrinha de JCI, Andreia Iara Dias Gomes, Presidente 2021. Na JCI temos esse apadrinhamento por parte dos membros mais antigos, uma forma de auxiliar o novo membro a conhecer os demais membros e a organização. Em 2019 ocupei a Diretoria de Concursos Internos, em 2020 o cargo de Tesoureira e em 2021 fui Secretária e Presidente Subsequente.
Nossas Notícias – Sabe-se que a JCI é uma grande organização que visa desenvolver a liderança de seus membros e que os voluntários também participam de ações sociais. Qual foi teu melhor momento na organização até hoje?
Patrícia – Participei de dois projetos que me encheram de felicidade e orgulho, que foram o Oratória nas Escolas, que é o mais conhecido, onde em 2021 tivemos a felicidade de ter a nossa representante, a aluna Tamires Camargo Gadonski, como Campeã Nacional na final realizada em São Miguel do Oeste, durante a Convenção Nacional da JCI Brasil 2021. E o Projeto Liderativo, realizado em conjunto com a Civia e a Associação Acolhida na Colônia, desenvolvido em 2019. O mesmo teve como objetivo a capacitação da diretoria da Associação Acolhida na Colônia.
Nossas Notícias – Você fica quanto tempo no mandato?
Patrícia – O presidente da JCI é eleito para somente um mandato de um ano, sendo que não é mais possível exercer esse cargo novamente. Já possuímos a Presidente Eleita para o ano de 2023, que é a Companheira Amanda Filgueira Garcia Nenevê. Ela trabalha juntamente comigo Presidente 2022 e com a nossa Passada Presidente (2021),Andreia Iara Dias Gomes. Temos essa premissa dentro da JCI, de trabalhar com os três presidentes, garantindo assim a continuidade dos projetos e atividades desenvolvidos ao longo dos anos.
Nossas Notícias – O que é a JCI?
Patrícia – A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens de 18 a 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.
A JCI não tem cor racial, religiosa ou política e tem sido definida como “uma organização educacional suplementar”, na qual os jovens de uma comunidade podem associar-se dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, através de uma participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a comunidade.
A JCI se utiliza da energia e do entusiasmo dos jovens para desenvolver seu espírito de iniciativa e liderança defendendo a liberdade de imprensa, os direitos do indivíduo, estimulando a fraternidade entre os homens e servindo a humanidade, sob a égide da liberdade e da democracia.
A Junior Chamber International está presente nos 5 continentes e possui mais de 200.000 membros afiliados em cerca de 5.000 localidades de 115 países e territórios
Nossas Notícias – Como faz quem tem interesse em participar da JCI?
Patrícia – Para quem tem interesse em conhecer a JCI São Bento do Sul, temos as nossas redes sociais e também o telefone de contato, que é o 47 9 9924-7066. Estamos abertos a novos membros e por isso todos os anos desenvolvemos um projeto de Crescimento, onde existe a entrada de novos membros como aspirantes para conhecer a organização.
Posteriormente aqueles que se identificarem com nossa missão e princípios se tornarem membros.
Nossas Notícias – Há quantos anos a organização existe em SBS e quantos membros tem atualmente?
Patrícia – A JCI São Bento do Sul em 2022 completa 17 anos, somos atualmente 24 membros ativos e 11 seniores, sendo um total de 35 membros atuantes. Os membros ativos são aqueles com entre 18 e 40 anos, que podem assumir cargos no Conselho Diretor. Após os 40 anos, o membro pode continuar na organização, porém não pode mais assumir cargos eletivos.