RIO NEGRINHO. Matéria que publicamos hoje, sobre duas moradoras que encontraram escorpiões em suas próprias casas, rendeu muitos comentários nas redes sociais, inclusive de pessoas de diferentes bairros que fizeram o mesmo relato.
As moradoras que procuraram a reportagem do Nossas Notícias e fizeram o alerta, residem próximo ao Cemitério Municipal, uma área já conhecida pela presença de escorpiões.
Ao ler nossa reportagem, o bombeiro comunitário Stanley Viliczinski, que é especialista em animais peçonhentos e acadêmico de Medicina Veterinária, entrou em contato conosco para comentar sobre a situação.
Posteriormente questionado por nossa reportagem, ele explicou que ao encontrar um escorpião deve-se colocá-lo em um vidro ou pote com tampa e entregá-lo na Vigilância Epidemiológica.
“Coincidentemente fiz uma busca nas imediações do Cemitério Municipal messa semana, fiquei muito pouco tempo, mas capturei cinco escorpiões e pude perceber vários terrenos com mato alto nas imediações, terrenos abandonados tomados pelo mato e isso é um fator que ajuda muito na reprodução descontrolada desses animais, porque o alimento básico deles, que no caso são as baratas, se encontram em grande quantidade em ambientes como esses”.
Stanley lembrou que a população pode colaborar muito para evitar a incidência dor animais, mantendo seus terrenos limpos e sem entulhos.
“Muito importante lembrar que dedetização não mata escorpiões e acaba matando outras formas de vida, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente”.
O especialista lembrou ainda que os gambás são excelentes predadores do escorpião, podendo comer vários em uma só noite.
“Outra informação importante é que os escorpiões encontrados aqui na cidade sempre são da espécie _Tityus costatus_ , ou popularmente conhecido como escorpião manchado. Essa espécie não é de importância médica, ou seja, sua picada não causa maiores problemas a não ser dor, salvo em pessoas alérgicas. Então,em caso de acidentes é sempre bom procurar um médico”.