Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Fundação Pró-Rim completa 34 anos de atividades nesta quarta-feira

SANTA CATARINA. Nesta quarta-feira (22), a Fundação Pró-Rim completa 34 anos de serviços prestados à comunidade em prol do tratamento do paciente renal e da prevenção às doenças renais.

A instituição, referência no tratamento na área de nefrologia, possui cinco unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina e do Tocantins, atendendo mais de 700 pacientes renais crônicos.

Além do tratamento de diálise, a instituição realiza o transplante renal com acompanhamento pré e pós-operatório.

“Recebemos pacientes renais crônicos oriundos de várias regiões do Brasil, que encontram na Pró-Rim a chance de uma vida com mais qualidade por intermédio do transplante. E cada vez mais, vemos como é importante a atuação da instituição no tratamento destes pacientes”, comenta o Presidente da Fundação, Dr. Marcos Alexandre Vieira.

Transformando vidas

Um dos objetivos da Fundação Pró-Rim é proporcionar aos pacientes renais crônicos a oportunidade de uma nova vida por meio do transplante renal.

Nas mais de três décadas, a Pró-Rim alcançou a marca de 1.839 transplantes renais, os quais são realizados em parceria com o Hospital Municipal São José de Joinville (SC).

Por conta da pandemia da Covid-19, os dois últimos anos foram desafiadores na área de transplantes. As cirurgias tiveram que ser suspensas por conta do alto número de casos graves nas UTIs e para garantir a segurança dos pacientes renais. A Pró-Rim está encerrando o ano de 2021 com um pouco mais de 30 transplantes realizados.

“Queremos em 2022 superar o tempo perdido nos últimos anos e retomar a média de transplantes renais realizados pela Pró-Rim. Também estamos planejando uma força tarefa para aumentar o número de pacientes renais inseridos na lista do transplante”, reforça o presidente da instituição.

Formando profissionais com o DNA da Pró-Rim

Além de oferecer um serviço humanizado e de qualidade, a Pró-Rim também forma profissionais na área da saúde no Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde (IPREPS). A escola possui cursos técnicos, de qualificação e modelo EAD (Ensino à Distância), e já formou mais de 9 mil profissionais.

“O aluno capacitado pelo IPREPS recebe um ensino de qualidade e leva o DNA da Pró-Rim para o seu dia a dia, focado no atendimento humanizado e na segurança do paciente. Esse diferencial faz com que muitos dos nossos alunos sejam aceitos nas demais instituições de saúde da região, por conhecerem a reputação e as características da Pró-Rim”, enfatiza Dr. Marcos.

Dentro do programa de filantropia, o IPREPS já disponibilizou em torno de 150 bolsas de estudos por ano, que variam entre 50 e 100 por cento dos valores.

O IPREPS possui unidades em Joinville e São Francisco do Sul (SC), e pretende iniciar as atividades educacionais em Balneário Camboriú em 2022, com o intuito de expandir sua abrangência e formação de novos profissionais para o mercado. As informações sobre os cursos estão disponibilizadas no site www.cursosprorim.org.br.

A solidariedade que nos move

A colaboração da comunidade tem oportunizado ao longo destes 34 anos a continuidade do trabalho da Pró-Rim. A instituição, que é uma administração privada e filantrópica sem fins lucrativos, atende 99% dos pacientes renais oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde) e conta com a solidariedade da população para complementar os custos e garantir os serviços.

“Grande parte dos recursos que a Pró-Rim necessita para sua subsistência são provenientes da doação de pessoas de todo o Brasil. A parceria com empresas, entidades e representantes do governo também possibilita o desenvolvimento de projetos, compra de equipamentos e ampliação das estruturas. Estamos voltados para o futuro na busca de novas formas de captação e geração de recursos para a instituição”, comenta o presidente da Pró-Rim.

A Fundação Pró-Rim agradece a todos que fazem parte da história da instituição e que, de alguma forma, participam do crescimento, desenvolvimento e da luta diária de “Salvar Vidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *