RIO NEGRINHO. Buscando fazer com que os jovens se identifiquem mais com a escola e se conectem com as demandas do século 21, o governo federal definiu um novo modelo de Ensino Médio, que deverá ser implementado a partir de 2022, de forma a promover maior engajamento dos alunos.
A partir de modelos pré-estabelecidos, cada escola pode montar sua grade, de acordo com o seu perfil de alunos. Em Rio Negrinho, no Colégio Caminho do Saber, a aplicação das novas metodologias já foi definida, conforme a coordenadora pedagógica Michelle Gonçalves, que conversou com a reportagem do Nossas Notícias.
O novo formato valerá apenas para o 1° do Ensino Médio e as matrículas já estão abertas (informações pelo 36445490).
Michelle destacou que no Caminho do Saber o Ensino Médio já ocorre de forma diferenciada, com aulas em período integral nas segundas e terças o dia todo e quartas até 15h30 para o terceirão.
“Já trabalhamos com uma carga horária bem mais elevada do que o padrão, mas preparamos algumas aulas a mais para que o aluno possa se identificar nesse novo ensino médio”, explica.
A profissional destaca ainda que o novo ensino médio terá dois itinerários, com duas escolhas para os alunos.
“Eles terão dois caminhos a seguir e serão obrigados a fazer indiferente da escolha”, cita Michelle. Projeto de Vida, Rumo a Redação Nota 1000 e Educação Financeira farão parte das eletivas comuns.
“Redação hoje é exigida para ingresso na maioria universidades e o ENEM vale muito também. A educação financeira nós achamos que é primordial para que você consiga ter sucesso”, comenta.
“Além disso teremos Cidadania e Direitos Humanos, que eu acho que é muito importante para que eles possam escolher. Mudanças climáticas e as energias do futuro; Produção de conteúdos para redes sociais; Voz e Vez e a Expressão da Arte e Espanhol serão eletivas que poderão escolher”, cita.
Na educação básica mantém-se as disciplinas de português que é dividido em literatura e gramática, inglês, física, química, biologia e matemática.
“Essas disciplinas terão carga horária talvez um pouquinho menor, uma aula ou outra a menos para que possa ser encaixado esses itinerários. Como o nosso já é além, nós já temos aulas a tarde, então a gente não pode estender muito”, diz Michelle.
Projeto de vida
“O Projeto de Vida vai conseguir fazer com que eles busquem os caminhos que eles querem. Eles tem entre 15 e 16 anos. Muitos falam que querem ser médicos, mas não sabem bem como é a profissão. Então, com o novo Ensino Médio, eles vão começar a conhecer coisas novas que estão vindo, porque são muitas profissões novas”, acredita a coordenadora.
“Vai ser para trabalhar tudo isso, para conversar sobre a medicina, sobre o advogado, sobre o engenheiro, sobre todas as profissões. De uma forma bacana para que todos possam entender um pouquinho. A ideia é que eles busquem mais conhecimento. Disciplina como a educação financeira é para a vida né? Indiferente de que rumo venham a tomar”, opina Michelle.
Para implementar as mudanças, o Colégio deverá remanejar alguns professores que já compõe sua estrutura, bem como contratar alguns novos profissionais.
CONTATOS
Rua do Seminário, 478 • Centro
Curta o Colégio no Facebook clicando aqui e no Instagram clicando aqui