RIO NEGRINHO. Diante do surto de diarreia e vômitos que levou muitos adultos e até crianças a procurar atendimento no hospital nos últimos dias (leia mais clicando aqui ), um fator importante a se considerar é quanto a alimentação.
Afinal, o que ingerir neste período para evitar que o problema se agrave? Pensando nisso, conversamos com a nutricionista Lorena Marjory Olsen, que deu algumas dicas bem importantes. Confira!
Repor líquido
“Em primeiro lugar, você precisa repor o líquido que está sendo eliminado com as fezes. Recomendo tomar água filtrada ou fervida, suco natural de maçã ou de pêra, água de coco e chás sem açúcar: de hortelã, erva-doce ou camomila.
Você também pode preparar o soro caseiro, adicionando 2 colheres de sopa rasa de açúcar e 1 colher de chá de sal para cada litro de água”.
Para comer
“Para comer, prefira batata inglesa, cenoura ou abóbora cozida, chuchu, macarrão, arroz branco, canja, carnes magras como peito de frango ou cortes bovinos como acém, coxão duro, patinho, peixes, frutas sem casca: maçã, pêra, melancia e banana”.
Após a melhora dos sintomas, alguma recomendação?
“Não. Somente nesse período, pois deveria fazer parte da rotina de todos nós: a ingestão adequada de um volume de líquidos como água, chás e sucos sem açúcar e o consumo de alimentos ricos em prebióticos (que são fibras não digeríveis que estimulam o crescimento e/ ou a atividade de bactérias desejáveis no intestino) para repor a flora intestinal e consequentemente melhorar a digestão e aumentar a imunidade, tais como: sementes como a de linhaça, cereais integrais como farelo de trigo e aveia, cebola, alho e diversas frutas e verduras. Se os sintomas persistirem e/ou se você apresentar febre procure atendimento médico”.
Lorena trabalha na Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, é orientadora em grupos de emagrecimento e proprietária do Armazém da Nutri, que fica na Willy Jung, 303, no centro de Rio Negrinho. Clique aqui para mais informações!