RIO NEGRINHO. Quase todo mundo tem uma história para contar envolvendo uma Kombi. A própria Volkswagen, fabricante do veículo, sabe disso. Não há quem negue este fato, e provavelmente você já viajou ou conhece alguém que foi para algum lugar distante ou inusitado em uma Kombi.
Com foco nos amantes do veículo, acontece de amanhã (20) até domingo (22), na Fazenda Evaristo, o primeiro Encontro de Kombis e Carros Antigos de Rio Negrinho. A expectativa é da participação de quando são esperados, de mais de 130 Kombi Homes de vários municípios de Santa Catarina, do Paraná e até do Rio Grande do Sul.
“O movimento de campismo vem aumentando numa proporção acentuada e a onda de montar Kombi Home vem crescendo na mesma demanda”, destaca Jony Rusczak, o Jony Bravo, entusiasta do movimento e responsável pela organização desta primeira edição.
“Por ser um motorhome barato, muitos estão optando pelas Kombis”, diz.
“Eu já vinha fazendo parte do movimento de Kombis e por isso a ideia de trazer o primeiro encontro para a nossa cidade. As expectativas são as melhores, pois Rio Negrinho é cheio de belezas naturais e os kombeiros estão ansiosos para conhecer a cidade”, comenta o organizador.
Segundo Jony não é preciso fazer inscrição para o evento, já que os valores que serão cobrados serão os mesmos já praticados pela Fazenda.
“Qualquer um pode ir lá. Inclusive já temos planos de fazer novos encontros em outros pontos da cidade. Temos certeza que será um meio de turismo que poderá ser adicionado”, concluiu.
A origem
A Kombi teve seu projeto esboçado em Wolfsburg (cidade alemã conhecida como a sede da VW) logo após a segunda Guerra Mundial. Com a simpatia de um oficial britânico das forças de ocupação, Major Ivan Hirst, do engenheiro alemão, Alfred Haesner e com o holandês Ben Pon, nasceu a ideia de um automóvel revolucionário e eficaz, podendo ser considerado o primeiro minifurgão do mundo.
Ben Pon imaginou um veículo leve de carga usando o conjunto mecânico do Fusca na sua parte traseira. Os primeiros protótipos foram chamados de Tipo 29, com as frentes lineares, porém foram descartadas por prejudicar a aerodinâmica nos testes. Os primeiros esboços de Pon em sua caderneta foram feitos em 1947.
Em 1949 a Kombi começou a ser produzida na Alemanha. Tinha carroceria do tipo monobloco (um dos primeiros carros com esta carroceria), suspensão reforçada e motor 1.1 de 25 cv de potência refrigerado a ar. Antes do seu lançamento oficial, a VW destacou a principal característica do utilitário: com o motorista na parte dianteira e o motor acomodado na traseira, quer vazio ou com carga isso não afetava a distribuição do peso.