De acordo com o novo decreto do Estado de Santa Catarina n° 1.408, os municípios podem retomar 100% das atividades presenciais na rede de ensino tanto pública quanto particular.
Em São Bento do Sul, a rede municipal irá seguir a portaria do Estado nº 1967, bem como o Plano de Contingência Escolar (PlanCon). A portaria regulamenta as atividades presenciais com organização de 100% também para o período integral da educação infantil.
Cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação
A partir de 16/08 – 100% presencial para o 6° ao 9° ano
A partir de 16/08 – 100% presencial e integral para o Pré 2
A partir de 23/08 – 100% presencial para o 1° ao 5° ano
A partir de 23/08 – 100% presencial e integral para o Pré 1
A partir de 30/08 – 100% presencial e integral para o Maternal 1 e 2
A partir de 06/09 – 100% presencial e integral para o Berçário
O secretário de Educação, Josias Terres, explicou que nessa nova portaria publicada pelo Estado, as cidades terão que se adequar a algumas novas regras como:
- O raio de 1 a 1,5 m de distanciamento entre os estudantes;
- Nos espaços de alimentação escolar, deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 m obrigatoriamente;
- Deverão, prioritariamente, exercer suas atividades de ensino de forma remota os estudantes que se enquadrarem nas seguintes condições: (gestantes e puérperas; obesidade grave; asma; doença congênita ou rara ou genética ou autoimune; neoplasias; imunodeprimidos; hemoglobinopatia grave; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas crônicas e diabetes mellitus.
“Cabe ressaltar que todas as escolas deverão continuar com todas as normas sanitárias já enquadradas nesta portaria. Como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel entre outras medidas. Todas as escolas já receberam o comunicado. Os pais que tiverem alguma dúvida podem procurar a unidade escolar do seu filho ou a secretaria”, enfatizou o secretário de Educação.
Josias também destacou sobre o número de profissionais de educação que já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra covid-19.
“Temos, até o momento, 1.430 profissionais vacinados dos 1.489. Lembrando que os que ainda não se vacinaram estão apenas aguardando liberação médica para poder receber a imunização”, explicou.
A diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Tatiane Alves, também explicou sobre o funcionamento da Escola Digital.
“O aluno poderá permanecer no atendimento 100% online, porém os pais ou responsáveis devem apresentar o atestado médico de comorbidade e estar seguindo todos os critérios pedagógicos do processo de ensino e aprendizagem”, disse.