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"Compras por aplicativos de delivery também exigem cuidados", orienta Procon de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Modalidade mais comum a cada dia que passa, a compra através de aplicativos de delivery não é mais um diferencial de grandes centros. Pelo contrário, tornou-se opção para quem busca a comodidade de comprar sem sair de casa e também se proteger em tempos de pandemia. Se por um lado pedir e receber em casa traz comodidade, os pedidos por aplicativo também requerem alerta por parte da população para evitar possíveis golpes. Mesmo sem registros desta natureza até o momento, o Procon de Rio Negrinho alerta sobre quais cuidados devem ser seguidos para evitar transtornos. O coordenador Allan Ratzkob falou ao Nossas Notícias sobre esses cuidados. “Nossa realidade é bem diferente de grandes centros como São Paulo, mas isso não significa que não houve golpes nesse sentido. Contudo, aqui no Procon ao menos não tivemos até o momento nenhuma reclamação desse tipo de golpe”, aponta. Segundo ele, com a pandemia esse tipo de contratação online aumentou bastante, abrindo margem para esse tipo de golpe. “Um exemplo é quando a pessoa for fazer a contratação do delivery. Se ela fechou um pedido com a fornecedora de serviços, essa pessoa tem que prestar muita atenção no valor”, orienta. “É esse valor contratado no aplicativo que é o valor final da compra. Esse valor não pode ter aumento e nem taxa extra. Qualquer tipo de taxa extra de entrega, é cobrança ilegal. O valor correto é o valor acordado no aplicativo, senão se caracteriza uma cobrança indevida”, explica o coordenador. Outra prática comum é quando os criminosos, se aproveitando do grande número de pedidos durante o isolamento social, usam maquininhas de cartão com a tela propositalmente quebrada. “Nesses casos ele pode estar colocando um valor acima do contratado, por isso a orientação é para que quando a pessoa fazer o pagamento por cartão, que visualize o valor antes de digitar a senha. Sempre é preciso verificar e averiguar se está condizente o valor. Qualquer taxa extra deve ser ignorada”, diz Allan. “Se houver taxa extra, a pessoa deve negar o pagamento e pode até negar o pedido, tendo em vista que houve descumprimento contratual. Na hora da aquisição é feito um contrato verbal com a prestadora do serviço e se tem o valor do pedido. Se esse valor é diferente, houve descumprimento e o negócio pode ser desfeito”, encerra. O Procon atende de segunda a sexta-feira das 8 h às 10h45 e das 13 às 16 horas. Mais informações pelo telefone 3644-4014 ou pelo e-mail procon@rionegrinho.sc.gov.br.   Promoções                                                                                                                                    

   
                                                                                                           
 
                                                                                                         
   
                                                                                                                                                                                                   
   
                                                                                                           
 
                                                                                                         
   
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