[caption id="attachment_40093" align="alignnone" width="300"] Foto: Katia de Oliveira[/caption]
RIO NEGRINHO. Em função da pandemia, quem precisa fazer a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade deve agora fazer dois procedimentos diferentes.
Primeiro passo
O primeiro é fazer o agendamento no site do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, o IGP ( clique aqui para acessar ).
No site, é preciso preencher informações pessoais e também é apresentado um calendário com as datas disponíveis para atendimento.
A partir daí é necessário escolher um desses dias para ir até o Setor de Identidade e também informar no próprio site um e-mail para confirmação de quem está requerendo o atendimento.
Logo depois que o usuário clica no link enviado no e-mail, recebe outro e-mail com as informações necessárias para se dirigir ao Setor de Identidade de sua cidade ( em Rio Negrinho, fica na Rodoviária ).
Segundo passo
As orientações são para que no dia do atendimento presencial, não haja atrasos. Atrasos de mais de 5 minutos são interpretados como falta.
Documentos que devem ser apresentados no dia atendimento agendado
Certidão de Nascimento original ou em fotocópia autenticada em cartório. Com exceção das unidades com processo de captura digital, deverá ser apresentada também um xerox da certidão. Em todas as unidades, os requerentes com menos de 6 anos e mais de 60 anos deverão apresentar fotocópia da certidão de nascimento.
- Casados, Viúvos, Separados Judicialmente e Divorciados
Certidão de Casamento original ou fotocópia autenticada em cartório. Com exceção das unidades com processo de captura digital, deverá ser apresentado também um xerox da certidão.
Em todas as unidades, os requerentes com mais de 60 anos deverão apresentar a fotocópia da certidão de casamento. A Certidão de Casamento deve conter os dados atualizados, expondo de forma clara a atual situação civil do cidadão.
- Brasileiros Nascidos no Exterior
Certidão de nascimento e certidão de opção de nacionalidade, se for o caso.
- Brasileiros Naturalizados
Certificado de Naturalização.
O IGP informa também que serão aceitas somente certidões íntegras, em perfeito estado de conservação, que não tragam dúvida alguma de sua autenticidade ao atendente e que sejam passíveis de serem escaneadas para inserção no sistema.
Não serão aceitas certidões plastificadas e/ou manuscritas. Todas as certidões devem ser, também, passíveis de consulta junto aos cartórios de origem, a fim de que possam ser verificadas sua autenticidade e dos dados nela inseridos.
Não serão aceitas certidões duvidosas, rasgadas e/ou com campos e/ou itens de segurança ilegíveis.
Menores de idade
Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal (alguém determinado pelo juiz).
Taxa
A primeira via da identidade é gratuita. Já para a emissão de uma segunda via é cobrada uma taxa de R$ 40,45. A guia é entregue no momento do atendimento no Setor de Identidade.
Estão isentos do pagamento de taxa os reconhecidamente pobres ( devem assinar uma declaração ) e os idosos com 60 anos ou mais, que tenham tido sua carteira de identidade furtada ou roubada e que apresentem o boletim de ocorrência, registrado até 60 dias antes do pedido da nova identidade.
O responsável pelo Setor em Rio Negrinho, Jaime Junkes, contou à reportagem do Nossas Notícias que a equipe tem feito bastante atendimentos neste primeiro mês de 2021.
Junkes explicou também que a taxa da emissão da segunda via da carteira de identidade deve ser paga em até no máximo 70 dias. Ele também destacou que não é preciso levar a guia no Setor para comprovar o pagamento.
“O próprio sistema reconhece os pagamentos. E para a pessoa receber a carteira tem levado no máximo 20 dias”, pontuou.
Promoções
]]>