SÃO BENTO DO SUL. Nesta semana, mais precisamente na terça-feira (5) foi realizada a primeira pavimentação de uma rua do município com pavimento rígido em concreto com fibras.
A rua pavimentada foi a Rodolfo Neppel, no bairro Colonial, na modalidade de pavimentação comunitária, onde a Prefeitura prepara a via, fundação e toda a drenagem pluvial, e os moradores pagam pela pavimentação, que neste caso, totalizou o custo de R$ 40 mil reais aos moradores.
Continua depois do anúncio
A Rua Rodolfo Neppel tem 91 metros de extensão e recebeu uma camada de 10 a 12 centímetros de concreto com fibras, o que proporciona maior durabilidade ao material.
Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo e também de Obras Luiz Claudio Schuves,
“esta foi a primeira via pavimentada com este material aqui no município. Já observamos em outros municípios este modelo e avaliaremos agora a resistência do material. Como o custo total de implantação é menor do que se utilizássemos o asfalto, a probabilidade de adotarmos o concreto em outras vias é com certeza muito grande”, comentou Schuves.
Conforme descrição do produto na internet, o concreto reforçado com fibra ( FRC) é um
concreto que contém fibras de aço,
fibras de vidro ,
fibras sintéticas e
fibras naturais – cada um dos quais conferem propriedades diferentes para o concreto. O caráter do concreto reforçado com fibra, dizem os especialistas, muda com os diferentes concretos, materiais de fibra, geometrias, distribuição, orientação e densidades.
Continua depois do anúncio
De acordo com eles, as fibras são geralmente usadas no concreto para controlar rachaduras devido ao encolhimento do
plástico e ao encolhimento por secagem. Eles também reduzem a
permeabilidade do concreto e, portanto, reduzem o sangramento da
água . Alguns tipos de fibras produzem maior resistência ao impacto, abrasão e fragmentação no concreto. Aço maior ou fibras sintéticas podem substituir completamente o vergalhão ou o aço em determinadas situações. O concreto reforçado com fibra praticamente substituiu a barra na indústria de construção subterrânea, como segmentos de túneis, onde quase todos os revestimentos são reforçados com fibra, em vez de usar vergalhões.
Anúncios
]]>