Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Governador Jorginho Mello entrega 15 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

SANTA CATARINA. O governador Jorginho Mello entregou 15 caminhonetes 4X4 adquiridas por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O ato realizado em Florianópolis, nesta terça-feira, 7, serviu ainda para a assinatura do termo de cooperação entre a SDC e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para viabilizar o atendimento de políticas públicas de proteção e defesa civil.

“Tudo isso vem ao encontro do que pode ser feito para ajudar os municípios na prevenção, naquilo que a gente sempre defendeu, quando nós criamos a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. É usar 80% do tempo e dos recursos na prevenção e os 20% na Defesa Civil, que já é feito com muita excelência e empenho. Então vocês estão vendo aqui esses equipamentos novos, da melhor qualidade, vem substituir uma frota que nós temos, que agora vai ficar excepcional. E com esse termo de cooperação vão ser priorizadas obras de prevenção dos municípios”, disse o governador Jorginho Mello.

Entrega de caminhonetes para o CBMSC
Foto: Eduardo Valente/GOVSC

As caminhonetes 4×4 da marca Nissan Frontier custaram R$ 4,3 milhões. Elas serão destinadas aos 15 Grupos de Respostas a Desastres do Corpo de Bombeiros Militar, resultando em uma viatura para cada batalhão existente no estado atendendo a todas as regiões catarinenses. Os veículos substituirão os que foram utilizados nas operações de salvamento no Rio Grande do Sul e de combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul e sofreram diversas avarias.

“Os veículos serão utilizadas principalmente nos nossos grupos de resposta a desastres. Elas serão alocadas em todo o Estado de Santa Catarina, uma em cada Batalhão. E essas viaturas são extremamente importantes porque em momentos de desastres nós precisamos de equipamentos que permitem que o bombeiro acesse locais difíceis e remotos e viaturas dessa característica se revestem de especial importância”, explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Jeferson de Souza.

Com a frota modernizada, o Corpo de Bombeiros Militar poderá realizar de maneira mais ágil e eficiente a execução de operações de socorro, resgate e salvamento em cenários de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.

Entrega de caminhonetes para o CBMSC
Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Acordo de Cooperação Técnica

Durante a cerimônia foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O acordo viabiliza o atendimento de políticas públicas de proteção e defesa civil, incluindo a oferta de linhas de financiamento, para os municípios catarinenses, para o desenvolvimento das ações de enfrentamento das emergências e mudanças climáticas como identificação e monitoramento de áreas de risco, planejamento de ações preventivas, elaboração de planos de contingência, treinamento de equipes, obras de contenção, correção e drenagem urbana, requalificação urbanística e estabilidade de encostas e outros serviços de engenharia.

“Nós desencadearemos uma ação muito forte na estruturação das defesas civis municipais, no planejamento urbano, no apoio, no uso e ocupação territorial e o BRDE tem uma linha de financiamento disponibilizada para isso. Então, todos os instrumentos e todo fomento que a secretaria vai fazer, os municípios podem pegar um recurso complementar com o banco para empreender uma política pública de proteção e Defesa Civil a nível municipal”, afirma o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza.

O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, destacou a importância estratégica da parceria. “Estamos contribuindo diretamente para a segurança e qualidade de vida dos cidadãos catarinenses. Este acordo não apenas garante recursos financeiros, mas também promove a capacitação técnica e o planejamento necessário para enfrentar os desafios climáticos de forma estruturada e eficiente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *