SANTA CATARINA. Na manhã desta quarta-feira (18), uma megaoperação policial prendeu ao menos 11 pessoas em Joinville, Araquari e Itajaí. A ação, denominada “Nexu”, investiga crimes de furto, adulteração de veículos e extorsão.
De acordo com a Polícia Civil, até o momento, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão nos três municípios. Com o avanço das diligências, o número de presos pode aumentar ao longo do dia.
O grupo criminoso é suspeito de ter furtado mais de 100 caminhonetes de luxo em diversas cidades catarinenses, como Joinville, Penha, Balneário Piçarras, Itajaí, Navegantes, Brusque, Balneário Camboriú e Itapema. Após os furtos, os veículos eram levados ao Paraná, onde, segundo as investigações, passavam por adulteração.
Mais de 80% dos veículos furtados já foram recuperados pela operação, conforme informou o delegado Diego Azevedo. A ação é resultado de uma articulação entre a Polícia Civil, a Inteligência da Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.
A operação está sendo coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com o apoio de equipes especializadas. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos na organização criminosa e recuperar os veículos restantes.