RIO NEGRINHO. Na manhã de hoje (29) foram premiados os três vencedores do “Shark Tank Selma”, projeto desenvolvido pela professora Clívia Rocha, com alunos do 9° ano da Escola Selma Teixeira Graboski, no bairro Barro Preto.
Ela leciona a disciplina de Inglês e à reportagem aqui do Nossas Notícias explicou que a proposta foi explorar o conteúdo sobre ocupações e empregos (ocuppations/jobs), onde os estudantes criaram um modelo de negócio e apresentaram para três empresários da cidade, que atuaram como jurados.
Odilio Lira, da Opell Cosméticos e Anelise e Douglas Pezzenato, das lojas DAB 10/12+, foram os parceiros do trabalho. Na semana que passou, eles se reuniram com os estudantes, quando palestraram sobre empreendedorismo. Já nesta segunda (25), assistiram as apresentações dos projetos dos jovens.
Os vencedores foram:
• 1° lugar: Luiz Henrique Grossl (138 pontos)
Proposta: aluguel de jet ski nas praias de Porto de Galinhas (PE)
Prêmio: R$150 em dinheiro, incentivo da teacher Clívia Rocha
• 2° lugar: Alex Felipe Tascheck (118 pontos)
Proposta: produção e venda de cookies
Prêmio: um vale compras de R$100 na loja Opell Cosméticos, no Mak Center
• 3° lugar: Maria Eduarda Monchaloski (111 pontos)
Proposta: produção e venda de peças exclusivas em crochê
Prêmio: um fone de ouvido bluetooth da loja Dab 10/12+
Sobre o projeto
Conforme a professora, o objetivo foi despertar os alunos para ir além das opções convencionais, se preparando para o mercado.
“Mas isso de uma forma que os leve a acreditar em si mesmos e em seu potencial. Tendo um sonho e um objetivo que os motive a traçar metas para realizá-las”.
Seguindo a proposta curricular, o conteúdo de occupations/jobs tem como um dos objetivos analisar a importância da Língua Inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
“Inicialmente, eles pesquisaram sobre uma ocupação, fizeram uma redação e a apresentaram em inglês, para ampliar vocabulário. Já na segunda atividade, o projeto os desafiou a criar um produto ou serviço em um modelo de negócio que não está em prática, usando a inteligência artificial e conhecendo todas as áreas e componentes de uma empresa, desde as estruturas financeira, administrativa, marketing, valor do produto, lucro, impostos, sazonalidade, áreas de atuação e público, dentre outros”.
As apresentações foram todas em Power Point e foram avaliadas pelos jurados nos quesitos: ponto de criatividade e inovação, viabilidade do produto, qualidade do plano de negócio, habilidade de comunicação e apresentação visual e oral, com pontos de 0 a 10 em cada avaliação.
Confira fotos e vídeos abaixo: