SÃO BENTO DO SUL. Foi oficialmente lançado esta semana o programa que busca construir estratégias que contribuam com a valorização e o desenvolvimento sustentável, através do aperfeiçoamento profissional, da qualidade de vida e da evolução tecnológica do setor moveleiro da região.
O Amplia – Aliança Planalto Norte pela Valorização do Setor Moveleiro – foi criado em parceria com diversas entidades, como FIESC – Federação das Indústrias, através da vice-presidência regional, do Sesi e do Senai, da Arpem – Associação Regional da Empresa Moveleira e dos sindicatos das indústrias moveleiras Sindusmobil, de São Bento do Sul, e Sindicom, de Rio Negrinho.
O movimento para a instituição do Amplia iniciou em junho desse ano, com a formação do comitê moveleiro. Visitas técnicas e encontros para debate e planejamento foram realizados ao longo dos meses, envolvendo lideranças e empresários da região.
“Com um trabalho estratégico e gradual, queremos ampliar a percepção de valor para o setor, destacando o impacto que a indústria moveleira tem de ampliar conhecimento, com oportunidades e conquistas, no presente e no futuro”, destaca o coordenador Anor Katzer.
Na prática, o programa já vem avançando na capacitação e formação de profissionais para atuar nas indústrias e inserir os jovens no mercado de trabalho. Em parceria com o Senai, mais de 150 trabalhadores já foram qualificados de forma gratuita em cursos profissionais da área técnica e de liderança. Atualmente estão sendo ofertados cursos técnicos gratuitos em móveis, design de móveis e automação industrial para alunos do primeiro ano do ensino médio de escolas estaduais, através de projeto com o Governo do Estado.
“Os cursos foram definidos conforme vocação da região e das demandas do mercado de trabalho, o que contribui muito na empregabilidade após a formação. Com a participação das empresas e das entidades parceiras, estamos buscando soluções para oferecer qualificação e oportunidades de trabalho no setor”, informa o vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte e presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria do Mobiliário, Arnaldo Huebl.
O programa também já implantou um projeto piloto de imersão presencial, com estudantes do ensino médio. Alunos da Escola de Educação Básica Frederico Fendrich, de Serra Alta, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento e as oportunidades de trabalho no setor moveleiro. O encerramento foi em uma visita técnica às fábricas da Móveis Katzer. Novas escolas e empresas devem ser envolvidas nesse projeto em 2025.
A partir de agora, o Amplia passará a desenvolver diversas frentes de trabalho, com participação das entidades parceiras e principalmente das empresas da região.
“O programa irá focar no fortalecimento do setor moveleiro, através de capacitação profissional, gestão de pessoas e clima organizacional, melhorias nos processos produtivos e divulgação das oportunidades e da relevância do setor para o desenvolvimento econômico e sustentável da região”, informa Daren Basso de Souza, gerente executiva da FIESC no Planalto Norte.