RIO NEGRINHO. A primeira edição do “X-Salada do Amor”, promovido pela Associação de Amigos e Pais dos Autistas (AMAr), foi um sucesso, atendendo todas as expectativas. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira (11), na Igreja Cristo Rei, no bairro São Rafael.
Presidida por Jaqueline Aparecida Fernandes Pires, a associação hoje atende 58 crianças de 2 a 17 anos, diagnosticadas com o TEA e, por meio do evento, conseguiu arrecadar fundos para manter as terapias gratuitas oferecidas, que são de fonoaudiologia e psicologia.
A presidente explicou que o “X-Salada do Amor” surgiu como alternativa após a AMAR enfrentar dificuldades para realizar sua tradicional sopa beneficente, que sempre contribuiu para financiar as atividades da associação. Apesar de ser “estreia”, a organização conseguiu atingir a meta de venda de mil cartões.
Segundo Jaqueline, aproximadamente 500 pessoas passaram pelo evento, entre às 18h30 e 21h, o que demonstra o grande apoio da comunidade local.
“É muito gratificante ver os pais participando ativamente, colaborando nas vendas e no evento. Antes da AMAr, não tínhamos esse contato direto com as famílias”, disse.
A arrecadação esperada com o evento é de R$ 11 mil, valor que será utilizado para cobrir os custos dos atendimentos.
“Muitas dessas crianças chegam à nós com diagnósticos tardios de autismo, principalmente os adolescentes, o que torna o trabalho da associação ainda mais necessário”, destacou ela.
Além das terapias, a AMAR m atua fortemente em campanhas de conscientização sobre o autismo, promovendo palestras e ações educativas que visam criar um ambiente mais inclusivo e compreensivo para as crianças e suas famílias.
O “X-Salada do Amor” foi mais um passo importante na caminhada da associação para transformar vidas e envolver a comunidade nesse processo.